Experiências de promoção da leitura concorrerão a prêmios

A sétima edição do Prêmio Vivaleitura está com inscrições abertas até o dia 21 próximo. Podem concorrer projetos de leitura em andamento, iniciados antes de 2013, ou experiências concluídas no período de janeiro de 2013 a julho último. O vencedor em cada uma das quatro categorias receberá R$ 25 mil. No total, o Vivaleitura distribuirá R$ 100 mil. Os vencedores serão conhecidos em dezembro.

Promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura, o Vivaleitura é coordenado e executado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Estimular e fomentar a leitura, a formação cidadã e reconhecer as melhores experiências de promoção de leitura desenvolvidas no país são os objetivos dessa iniciativa do governo federal.

De acordo com Telma Teixeira da Silva, gerente de projetos da OEI Brasil e coordenadora do prêmio, experiências e projetos podem ser apresentados por escolas, bibliotecas, empresas e mediadores de leitura em todo o território nacional. Este ano, segundo Telma, foi instituída a categoria promotor de leitura, que visa a valorizar iniciativas de cidadãos. Outra mudança com relação às edições anteriores é a outorga da Menção Honrosa José Mindlin a experiências destacadas na categoria três.

Categorias

Conforme o regulamento da sétima edição, o prêmio tem quatro categorias: 1. Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias, que abrange projetos desenvolvidos em bibliotecas de acesso público. 2. Escolas Públicas e Privadas, que contempla experiências escolares com abrangência de toda a escola ou apenas uma sala de aula, uma série ou biblioteca da unidade, desde que os responsáveis sejam professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores. 3. Práticas Continuadas de Leitura em Contextos e Espaços Diversos Desenvolvidos pela Sociedade, que abrange experiências formais ou informais no campo da leitura desenvolvidas por profissionais ou voluntários vinculados a organizações não governamentais, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas. 4. Promotor de Leitura (pessoa física), experiências desenvolvidas por cidadãos por iniciativa pessoal, sem personalidade jurídica formalizada. Se o projeto for de um coletivo, este deve eleger um representante.

Inscrição

O período se encerrará no dia 21 próximo. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet, na página do Vivaleitura, ou por via postal, como carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço: Prêmio Vivaleitura 2014 – SHS, quadra 6, conjunto A, bloco C, sala 919, Complexo Brasil 21 – CEP 70316-109, Brasília, DF.

Cada participante, pessoa física ou jurídica, pode concorrer com um trabalho por categoria. Segundo o regulamento do prêmio, a experiência deve ser descrita em até seis páginas, em letra corpo 12, e apresentar um roteiro de quatro itens: justificativa, objetivos, metodologia e avaliação.

Prêmios

Cada categoria terá um vencedor, que receberá o prêmio de R$ 25 mil em dinheiro, além de diploma e troféu. Os indicados pela comissão julgadora para menção honrosa receberão diploma e medalha. Os 20 finalistas, diploma e troféu. As despesas com passagens e hospedagem serão pagas pelos organizadores do prêmio.

Além da OEI, responsável pela coordenação e execução do concurso, o Vivaleitura tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana, da Espanha. Instituído no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio incentiva a leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências.

Mais informações sobre o prêmio no regulamento da edição de 2014. O roteiro da inscrição e as orientações estão na página do Vivaleitura na internet.

(MEC)

Data: 10/11/2014