Programa de capacitação na Finlândia está aberto para inscrições

O programa Professores para o Futuro abriu as inscrições para o processo seletivo que oferece bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação para projetos de capacitação na Finlândia. O programa é iniciativa do Ministério da Educação (MEC)  em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para concorrer na chamada para o projeto (CNPQ/SETEC-MEC Nº 41) , além de ser professor com vínculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o candidato deve possuir o currículo atualizado na plataforma Lattes, além de comprovar proficiência em língua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq através de um formulário online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. No dia 17 de novembro, às 13h, a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e o CNPq realizarão uma webconferência sobre a formulação das propostas para a chamada.

O professor Marcelo Santos, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ,foi um dos candidatos selecionados para participar da seleção anterior. Em entrevista á Embaixada da Finlândia, ele afirma que as universidades de ciências aplicadas possuem enfoque bem diferente das universidades "tradicionais. “As aplicadas são muito mais voltadas para o mercado de trabalho.Além disso, preparam professores para escolas técnicas e/ou profissionalizantes.”-afirma.

Marcelo também comenta que os projetos na Finlândia são mais voltados para a inserção do aluno no mercado de trabalho, no relacionamento com empresas e no desenvolvimento regional.

“Esperava um programa muito mais voltado para pesquisa e encontrei um espectro mais amplo, abordando pedagogia, projeto de cursos e disciplinas, cultura finlandesa, etc. Tudo muito prático, com muitos métodos para abordagem de conteúdos, sempre baseados no construtivismo social.”- conta o professor.

Marcelo, que embora tenha chegado à Finlândia em agosto de 2014, tendo mais dois meses pela frente, já afirma aprovar o programa: “Já posso falar com toda segurança que é um excelente programa e que temos muito a ganhar com ele”.

Para mais informações sobre as inscrições, assista ao vídeo tutorial

(Universia)

Data: 13/11/2014