Alunos da UFCG conquistam medalha de ouro na Maratona de Programação da SBC

Equipe irá disputar a fase mundial da competição no ano que vem, em Marrocos

Três alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistaram a medalha de ouro da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada no último final de semana em Fortaleza, CE.

A equipe, formada pelos alunos de graduação Lucas de Matos, Manoel Urbano e Rafael Perrella, integra o projeto olímpico do curso de Ciência da Computação da UFCG, coordenado pelo professor Rohit Gheyi. Resolveu 8 dos 11 problemas, obtendo o 2º lugar na classificação geral do Brasil e o 5o na América Latina.

Com este resultado, UFCG foi classificada para disputar a fase mundial da competição (ACM ICPC World Finals) que ocorrerá em Marrakech, em Marrocos, entre os dias 16 e 21 de maio do ano que vem.

Este ano, a competição contou com a participação de cerca de 650 equipes de várias universidades de todo o país, e mais de 1.000 equipes em toda a América Latina.

A Maratona de Programação da SBC é a maior competição nacional de programação para alunos da graduação até o primeiro ano do mestrado.

Em edições anteriores, a UFCG conquistou medalha de ouro (2011) e uma medalha de bronze (2013). A UFCG disputou duas vezes a fase mundial da competição (ACM ICPC World Finals): na Polônia quando foi campeã latino americana, em 2012, e na Rússia, em 2014.

(Carlos Leão - Ascom do Projeto Olímpico/UFCG)

Data: 14/11/2014