Realizada nesta sexta a aula inaugural do curso de Engenharia Civil do campus de Pombal

Leve e divertida, assim pôde ser considerada a aula inaugural do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus de Pombal, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 21, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA)

Ministrada pelo professor Dr. Carlos Galvão, do curso de Engenharia Civil do campus Campina Grande, a aula destacou aspectos da "engenharia mãe" e sua permanente renovação, abordando novas demandas e áreas de atuação profissional, a exemplo das questões voltadas à mobilidade urbana e à engenharia de tráfego.

Ilustrando a aula com poemas e imagens, o professor falou da necessidade de uma formação ampliada e provocou os novos alunos e professores a buscar parceria com a Prefeitura de Pombal para um programa voluntário, como um retorno ao investimento que a sociedade faz aos seus estudos e como oportunidade de sentir e pensar os desafios profissionais.

Os alunos foram recepcionados pelo diretor do CCTA, Roberto Queiroga, que falou dos desafios para a criação de campus da UFCG em Pombal e, especialmente, um curso de Engenharia Civil, e pelo vice-diretor, Camilo Farias, que apresentou o histórico de criação do curso e fez relatos de sua trajetória como estudante de Engenharia Civil.

A prefeita municipal, Pollyana Dutra, expressou o sentimento de orgulho por estar vivendo um momento histórico para cidade, ressaltando o selo de qualidade que a UFCG posta nos seus formandos. Disse que o desafio da cidade, com esse novo tempo que se apresenta, é se organizar para o progresso “que vem chegando rápido demais”.

O vice-reitor Vicemário Simões falou da necessidade de um plano nacional de educação que resulte na melhoria do ensino fundamental e médio, ampliando os horizontes para a formação superior. Ressaltou que o desafio está aberto e pediu aos estudantes comprometimento e equilíbrio entre a responsabilidade estudantil e a diversão.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 21.11.14)

Data: 21/11/2014