topo_cabecalho
Ministérios somam esforços pelo desenvolvimento regional do Nordeste

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Integração Nacional propõem a criação de um grupo de trabalho para estimular polos de desenvolvimento com alta tecnologia na região

 

Os ministros Clelio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Francisco Teixeira (Integração Nacional) acertaram a criação de um grupo de trabalho envolvendo as duas pastas para construção de uma politica de Estado que estimule o desenvolvimento integrado e crie na região polos de desenvolvimento com alta tecnologia.

 

A proposta é a de que os dois ministérios somem esforços para atrelar grandes obras estruturantes, como a ferrovia Transnordestina e o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a um plano de desenvolvimento do Nordeste.

 

“A chegada das águas do São Francisco vai aumentar a garantia hídrica na oferta, gerando sobra para outros usos ligados à irrigação e as diversas atividades econômicas”, disse Teixeira.

 

A iniciativa resulta da reunião ocorrida no último dia 13, com a finalidade de discutir formas de cooperação em projetos de desenvolvimento regional para o Nordeste.

 

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, detalhou o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Entorno do PISF, em construção conjunta com os quatro estados receptores do projeto: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

O plano contempla 230 municípios ao longo dos canais nos Eixos Norte e Leste do PISF e contém cinco vetores: educação e formação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura complementar; estruturação produtiva e rede de cidades com fortalecimento de serviços.

 

(MCTI, via Ministério da Integração Nacional)


Data: 21/11/2014