Projeto ParahyBaja leva radicalismos para a 12ª FETECh

Estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mostraram aos visitantes da Feira de Tecnologia de Campina Grande – 12ª FETECh – o projeto ParahyBaja, produzido pelos mesmos e direcionado para amantes de esportes radicais.

A proposta do trabalho é desenvolver esse veículo para encaminhar às competições em níveis nacionais e regionais, onde o produto possa ser avaliado pelo seu desenvolvimento mecânico, desde a manobra a frenagem, como também a questão dinâmica do carro, a partir da sua capacidade criativa. E como etapa final, uma corrida de quatro horas, na qual o vencedor é aquele que alcançar o limite máximo de voltas. Vale ressaltar, que durante a corrida há obstáculos como manilhas de concretos, troncos de árvores e rampas com saltos que ultrapassam de um metro e meio de altura.

Glauber Arruda, estudante de Engenharia Mecânica, afirma que “o veículo não é veloz, atinge no máximo 55km/h,  porém muito resistente. O obstáculo de rampas tem o intuiito avaliativo da resistência dos carros.”

O projeto, atualmente, é orientado por dois professores doutores em engenharia mecânica da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, composta por uma equipe de 10 estudantes. A equipe mantém alunos de engenharia Mecânica, engenharia Elétrica, Desenho Industrial e Arte e Mídia, que  passaram por um processo seletivo para contratar mais 10 integrantes nas áreas de engenharias Mecânica e Elétrica, contemplando oportunidades também para os estudantes dos cursos de Administração e Design.

(Geneceuda Monteiro, assessora de Imprensa - Fundação PaqTcPB)

Data: 25/11/2014