Projeto abre inscrições para bolsas de doutorado em 10 universidades europeias

O programa Erasmus Mundus, através do projeto Euro-Brazilian Windows + (EBW+) está com inscrições abertas para interessados em bolsas de estudos para doutorado pleno (32 meses), doutorado sanduiche (10 ou 18 meses) ou pós-doutorado nas áreas de Engenharia, Arte e Design em várias universidades europeias.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro e, segundo o coordenador  geral de Pós-Graduação e assessor Internacional da UFCG, professor Michel Fossy, a elegibilidade do candidato será condicionada ao cumprimento dos requisitos linguísticos, de caráter obrigatório, estabelecidos por cada uma das universidades parceiras.

“É preciso atentar para o fato de que algumas das universidades fazem uso do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, um sistema padrão que permite avaliar e classificar as competências linguísticas do candidato”, alerta o professor.

A UFCG é uma das 10 instituições parceiras do Brasil que compõem o consórcio EBW+, juntamente com 10 universidades da Europa e outras 10 instituições associadas de todo o mundo.

As universidades parceiras são as seguintes: Universidade do Porto (Portugal), Riga Technical University (Letônia), Roma La Sapienza (Itália), Technical University Dresden (Alemanha), Universidad Politècnica de Valencia (Espanha), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Université de Rouen (França), Université Lille 3 (França), University of Malta (Malta) e Uppsala University (Suécia).

Os interessados devem consultar o site : http://ebwplus.up.pt.

O projeto Euro-Brazilian Windows + (com o apoio financeiro atribuído pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus Mundus) oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejem realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas estão disponíveis para estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo e incluem pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do Projeto EBW+)

Data: 27/11/2014