Reunião no campus de Sumé discute ações do projeto de consolidação da RPPN Fazenda Almas

Foi realizada na última sexta-feira, 19, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, uma reunião de avaliação do Projeto Consolidação da RPPN Fazenda Almas.

O projeto tem o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) como responsável pela difusão das estratégias de sensibilização das comunidades do entorno da RPPN visando a Conservação e Preservação dessa Unidade de Conservação, que representa a maior reserva de Caatinga conservada no Cariri paraibano.

Participaram da reunião os professores do CDSA Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do LAEB, Irivaldo Oliveira, coordenador do Curso de Gestão Pública e Carina Seixas Maia Dornelas, além da pesquisadora colaboradora do LAEB Francisca Maria Barbosa, do gestor da RPPN Fazenda Almas, José Roberto de Lima, do representante da família proprietária da Fazenda Almas, José de Arimateia Sousa Braz, de representantes da polícia ambiental, de alunos dos cursos de Agroecologia, Engenharia de Biossistemas, Gestão Pública e os alunos de iniciação científica do ensino médio vinculados ao Laboratório.

“Apresentamos as ações do programa de Educação Ambiental que estou coordenando – como representante da UFCG dentro do plano de manejo da reserva, significando um marco na visão da conservação em unidades de proteção”, disse a professora Alecksandra Lacerda.

“Além do relato das ações realizadas durante esse tempo do projeto também discutimos as mudanças que ocorreram na gestão da reserva e junto ao pessoal que habita no seu entorno”, destacou o gestor da RPPN Fazenda Almas, José Roberto de Lima.

“Agradecemos a todos que colaboraram direta ou indiretamente em tudo que se realizou nesses três anos a frente desse projeto desenvolvido no intuito de conservar e preservar, e consolidação a sustentabilidade. Realizamos o plano de manejo que é de importância fundamental e tem uma validade de 5 anos e dentro desse período o reavaliamos. Estamos fazendo o georreferenciamento geodésico, importante para a delimitação das áreas das confrontações com vizinhos e o estabelecimento efetivo da área da reserva e da fazenda. Contamos com a colaboração de parceiros e com as ações de fiscalização da polícia ambiental. Também destacamos o apoio da prefeitura de São José dos Cordeiros-PB e sua secretaria de educação que foi muito presente no sentido de trazer a sensibilização para formar a consciência dos jovens e crianças e levar isso aos seus pais e aos seus responsáveis, fator importante para que se preserve o ambiente natural”, falou José de Arimatéia Sousa Braz.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 22/12/2014