UFCG implanta Núcleo Multiterritorial de Extensão do Agreste Paraibano

A Universidade Federal de Campina Grande, através do projeto Unicampo e Projeto Universidades Cidadãs, aprovou por meio da Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014, proposta intitulada “Acompanhamento, assessoramento e monitoramento das instâncias de gestão social dos territórios da borborema, curimataú e seridó paraibano (paraíba)”. O projeto tem o objetivo principal de contribuir para a consolidação da gestão social nestes territórios por meio de articulação institucional e operacional da universidade com os colegiados, através de ações de pesquisa e extensão, com especial atenção à superação das desigualdades de renda e gênero.

A Principal proposta do Projeto aprovado, é a implantação do NEXTAP – Núcleo Multiterritorial de Extensão do Agreste Paraibano. O Núcleo atenderá 3 territórios paraibanos: Borborema, Seridó e Curimataú, que somam ao todo 38 municípios. O NEXTAP se subdividirá em outros três Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDETs, que atuarão cada um, em seu respectivo território. Cerca de 17 profissionais e estudantes atuarão na condição de bolsistas na operacionalização das atividades do NEXTAP. Entre as funções dos profissionais que atuarão no Núcleo estão as de Coordenação Geral, Coordenação dos NEDETs, Assessoria Territorial em Gestão Social, Assessoria Territorial em Inclusão Produtiva, Apoio à Participação das Mulheres, dentre outras.

Segundo Professor Márcio Caniello, coordenador do NEXTAP, a função da equipe do núcleo é de assessorar e facilitar o processo de concertação e articulação social nos colegiados dos territórios atendidos pelo projeto. Ele explicou que a autonomia destes espaços continua a mesma, e que a equipe será uma facilitadora de todo o processo. “Nós temos a função, como diz o próprio título do projeto, de monitorar, detectar desafios e potencialidades, acompanhar e intermediar os processos de participação, auxiliar na pactuação dos atores de cada colegiado. Tudo isso será transformado em resultados práticos no colegiado em si, em termos de aprendizado dos atores, mas também será voltado à sociedade em forma de produção científica, e em relatórios que serão entregues ao CNPQ e MDA como forma de subsidiar a implementação de melhorias por parte do Estado, na operacionalização das Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial”, explica Caniello.

Já foram realizadas no fim de 2014 e início de 2015, reuniões dos NEDETs e reuniões gerais com todos os integrantes do projeto. A última reunião geral foi realizada no último dia 08 de janeiro e um novo encontro desta vez, o primeiro com os Colegiados Territoriais está programado para esta terça-feira às 9 da manhã UFCG. Uma agenda já foi providenciada para a próxima semana e dentro de dois meses os primeiros contatos com todos os colegiados e os primeiros relatórios deverão ser feitos. Uma das inovações do projeto é a realização de mesas de diálogo com a participação de órgãos governamentais e representantes da sociedade civil. Duas mesas de diálogo deverão acontecer no primeiro e segundo semestre de 2015.

(Ascom Nextap - Raiza Tavares )

Data: 13/01/2015