topo_cabecalho
Criação do CGI busca fortalecer NITs ligados ao MCTI

Pasta pretende dar maior sustentação às unidades e estuda a criação de novo centro na região Nordeste

 

Na penúltima sexta-feira (23/01), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a formação do Comitê Gestor de Inovação (CGI), um órgão consultivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que irá subsidiar tomadas de decisão da pasta relativas à gestão da política de inovação nos núcleos de inovação tecnológica (NITs). Os encontros do colegiado devem ocorrer uma vez a cada semestre.

 

Apesar de a medida ter sido publicada apenas neste ano, a ideia é anterior. Remonta a março de 2014 e busca encontrar novos meios para que esses NITs possam se desenvolver e gerar soluções, produtos e processos inovadores. Entre essas ações, estão o aprimoramento da interação das unidades com as empresas, a busca por novas fontes de financiamento e uma maior integração delas às políticas públicas de fomento ao setor, como o programa Plataformas do Conhecimento.

 

Atualmente, são quatro as unidades de inovação tecnológica: NIT da Amazônia Ocidental, NIT da Amazônia Oriental, NIT da Mantiqueira e NIT do Rio de Janeiro. Eles estão organizados em arranjos produtivos locais (APLs), devido ao aumento da intensidade de atividades inovativas a partir da promulgação da Lei de Inovação, segundo o ministério. Para o curto prazo, o CGI pretende avançar na criação de mais um núcleo, o do Nordeste, ainda em fase de estudos.

 

Para efeitos mais duradouros da iniciativa, a pasta trabalha com objetivos de médio e longo prazo. Entre as medidas a serem adotadas está a qualificação do corpo técnico e o fortalecimento do trabalho colaborativo.

 

“A médio e longo prazo, esperamos consolidar os arranjos de NIT, com corpo técnico permanente e altamente qualificado, de forma com que operem em rede colaborativa, disseminando boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia, bem como facilitando a aplicação da Lei de Inovação e da Política de Inovação das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) do MCTI”, diz trecho da nota do ministério enviada à Agência Gestão CT&I.

 

(Jornal da Ciência)


Data: 02/02/2015