Pesquisador alemão profere palestra no Simpósio de Gamificação e Interculturalidade na UFCG

Elmar-Laurent Borgmann vai falar sobre interculturalidade e projetos internacionais sobre Brasil e Alemanha

Acontece na próxima quinta, dia 05, às 14h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Simpósio Gamificação e Interculturalidade, que terá a presença do professor e pesquisador alemão Elmar-Laurent Borgmann, da University of Applied Science. O evento acontece no Auditório do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD), localizado no Bloco CO, campus sede.

Na ocasião, o pesquisador vai falar sobre interculturalidade e projetos internacionais entre Brasil e Alemanha. Haverá ainda apresentação do Atelier de Computação e Cultura da UFCG (www.compcult.net) com projetos de games desenvolvidos e em desenvolvimento, e apresentação do projeto Repórter Junino da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O Simpósio faz parte do Projeto Clipcult - financiado pela FapesqPB e Ministério das Comunicações -,  que trata-se da produção audiovisual da cultura paraibana através de um jogo sério (gamificação) com dimensão cultural e educacional. “A finalidade básica do projeto é cultural. Criar uma revista eletrônica inovadora na internet para registrar, criar memórias e promover elementos do patrimônio cultural de uma cidade qualquer, mas com foco em Campina Grande. É um jogo de escola de produção audiovisual”, afirma o coordenador do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG,  Marcelo Barros.

Durante o simpósio ocorrerá debate sobre a construção da plataforma web do projeto Clipcult que une capacidades interdisciplinares de pesquisadores de computação, comunicação, educação  e cultura visando o desenvolvimento de um jogo que possa ser disponibilizado para educação de crianças e adultos no Brasil e fora do país.  “O principal resultado é uma ferramenta de promoção do patrimônio cultural da Paraíba com impacto nacional. Essa ferramenta poderá ser usada por qualquer escola. O segundo resultado será a formação de um grupo múltiplicador do usuários dessa ferramenta nas escolas. Um terceiro resultado, será  uma primeira internacionalização do jogo na França em um festival que ocorrerá em Paris. Por meio do concurso do jogo que ocorrerá no Saint André des Arts serão apresentados vídeos produzidos pelos jogadores crianças, jovens e adultos”, informa Barros.

Fazem parte do projeto ClipCult a UFCG, UEPB e mais três parceiros estrangeiros: Universidade de Sunshine Cost (Austrália), Universidade de Ciência Aplicada de Koblenz (Alemanha) e o cinema Saint André des Arts (escola de cinema de Paris). Ao todo estão envolvidos no projeto seis pesquisadores da Alemanha, Austrália e França e 20 pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFCG e UEPB.

Cobertura do Maior São João do Mundo

Dentro do jogo ClipCult haverá um curso de produção audiovisual estrategicamente distribuído nas fases do jogo e que servirá de ambiente de treinamento da equipe de alunos do projeto Repórter Junino da UEPB visando treinamento e novas formas de produção durante a cobertura do São João de Campina Grande em 2015 por 50 repórteres, fotógrafos, cinegrafistas através dos cursos de Jornalismo da UEPB e Educomunicação da UFCG.

"O projeto Repórter Junino completa 10 anos em 2015 e a participação no Clipcult possibilita a experimentação de novas ferramentas para a cobertura jornalística e a construção da memória da cultura popular. Durante o simpósio teremos oportunidade de discutir essa relação entre cultura e tecnologia e formas inovadoras de dar visibilidade à cultura dos festejos juninos", destaca o coordenador do projeto Repórter Junino, Fernando Firmino da Silva.

Em junho, o projeto ClipCult recebe um novo pesquisador, o professor Uwe Terton da Universidade de Sunshine Coast, da Austrália, que contribuirá com eventos de orientação sobre comunicação, design e mídias digitais voltadas para games educativos e culturais.

Para mais informações, acesse www.compcult.net

(Ascom/UFCG com informações de Fernando Firmino - 03.02.2015)

Data: 03/02/2015