Fórum de Pró-Reitores debate Avaliação Quadrienal

A nova configuração da avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi um dos principais assuntos das reuniões que o Diretório do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop) realizou com o diretor de Avaliação, Livio Amaral, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Conforme decisão do Conselho Superior da Capes em dezembro de 2014, a avaliação do SNPG passa a acontecer a cada quatro anos. No meio do período quadrienal, haverá também uma "avaliação de tendências", uma análise que apontará disposições dos programas de pós-graduação. Esta análise será feita durante os seminários de acompanhamento, que a DAV introduziu e passou a realizar desde o ano de 2011. Os próximos 48 seminários de acompanhamento, em cada uma das áreas de conhecimento, do atual quadriênio, deverão ocorrer entre abril e junho de 2015.

Para o presidente do Foprop, Isac Almeida de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba, a nova dinâmica dará o balizamento necessário para uma melhor gestão da pós-graduação. "Antes da nota final, teremos indicações da própria comunidade sobre pontos que devem ser aprimorados. Certamente teremos menos ruídos entre avaliadores e gestores da pós. Esperamos, por exemplo, diminuir a quantidade de recursos recebidos com a divulgação das notas", explicou.

De acordo com a vice-presidente do Fórum, Maria José Soares Medeiros Giannini, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", a interlocução sobre os processos da Avaliação tem gerado bons resultados. "A mudança para o quadriênio também foi amplamente discutida pelo Foprop, tanto nas reuniões regionais quanto no encontro nacional. É um bom exemplo de prática democrática da Capes, que diminui a possibilidade de impactos negativos."

Durante a reunião, que teve como objetivo o planejamento do início das atividades acadêmicas de 2015 no âmbito do Fórum, também foi abordada a Portaria nº 174 da Capes, publicada em 31 de dezembro de 2014. O documento define as categorias de docentes dos programas de pós-graduação. "A portaria unifica uma série de procedimentos e é importante esclarecermos o tema para a comunidade acadêmica", explicou o presidente do Foprop.

Segundo Isac Medeiros, o Fórum é um importante mediador entre as agências de fomento e os gestores da pós-graduação nas universidades. "O Foprop pretende ser o canal de interlocução com os parceiros para promover um maior entendimento e transformações positivas nas políticas para a pesquisa e a ciência. Nosso objetivo é manter o diálogo para contribuição, sem dependência", disse.

O Diretório do Foprop também se reuniu com o diretor de Programas e Bolsas no País substituto, Aldalberto Grassi Carvalho, que tratou de programas como o Programa de Excelência Acadêmica (Proex).

O Foprop, criado em 1985, conta hoje com a adesão de 221 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil e de naturezas jurídicas distintas.

(Capes)

Data: 05/02/2015