Concurso de Redação "Santos-Dumont e o centenário do vôo do 14-bis"

O concurso é dirigido aos alunos de graduação de instituições de ensino superior públicas e particulares de todo o Brasil

Com o objetivo de celebrar os 100 anos do primeiro vôo do 14-bis (ocorrido em 23 de outubro de 1906) e ressaltar o grande legado de Santos-Dumont, a Folha Dirigida, o MEC, o MCT e a Comissão Interministerial do Centenário do Vôo do 14-Bis promovem o Concurso de Redação "Santos-Dumont e o centenário do vôo do 14-bis".

Serão selecionadas 50 redações que irão compor um livro especial com a visão dos universitários brasileiros sobre a figura e a obra de Alberto Santos-Dumont.

Dentre as 50 redações classificadas serão selecionadas cinco e os seus autores ganharão uma viagem a Paris, onde visitarão os locais em que Santos-Dumont realizou as suas pioneiras experiências aeronáuticas. Eles cumprirão também uma programação cultural e turística na capital francesa.

A viagem dos universitários que irão a Paris terá a duração de cinco pernoites com passagem aérea e hospedagem com café da manhã. Cada estudante receberá uma ajuda de custo de 30 euros por dia (total de 150 euros).

Os textos devem ter o mínimo de 60 e o máximo de 80 linhas. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: concurso14bis@folhadirigida.com.br até as 20h (hora de Brasília) do dia 31 de julho de 2006.

A fonte deverá ser Times New Roman, corpo 12. A redação deve ser acompanhada do nome do autor, RG, CPF, matrícula na instituição de ensino superior, curso, endereço residencial, telefone de contato e endereço eletrônico.

Deverão ser incluídas ainda as fontes consultadas e a bibliografia.

Os 50 concorrentes que se classificarem deverão comprovar que são estudantes de ensino superior de graduação, nos termos do item 2 deste regulamento.

Na avaliação das redações serão considerados: criatividade, conteúdo, originalidade, clareza no desenvolvimento das idéias, correção do texto e precisão dos dados apresentados.

O trabalho deve ser original e de autoria do próprio participante. Os que não obedecerem a esse requisito serão automaticamente desclassificados.

Ao enviarem as suas redações os universitários estarão se inscrevendo automaticamente no concurso, cedendo os direitos autorais para a edição do livro especial.

1 de maio- Início do recebimento das redações enviadas pelos universitários.

31 de julho- Encerramento do recebimento das redações, até 20 horas (hora de Brasília).

14 de setembro- Divulgação dos nomes dos 100 finalistas.

26 de setembro- Divulgação dos nomes dos 50 universitários classificados, incluindo os 5 que viajarão a Paris.

20 de outubro- Lançamento do livro em Brasília.

22 de outubro- Embarque dos 5 universitários, acompanhados, para Paris.

28 de outubro- Retorno dos universitários, com chegada ao Brasil no dia 29.

Data: 04/05/2006