Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do CDSA inicia atividades

Já está em funcionamento no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé,  o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais (LACTV) para apoio às atividades de ensino e pesquisa do campus.

Já aconteceram duas aulas práticas na disciplina Cultura de Tecidos Vegetais, oferecida para a turma do sexto período do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. Nestas atividades, os alunos preparam e autoclavaram dois meios de cultura (no dia 6 de fevereiro) e no último dia 9 desinfestaram e inocularam “in vitro” gemas de duas variedades de palma forrageira resistentes à cochonilha -do-carmim, com o objetivo de produzir mudas clonadas em larga escala.

As atividades foram orientadas pelo professor Humberto Zaidan e contou com a presença da professora Carina Dornelas, que participou da aula, orientando os alunos nos trabalhos realizados nas câmaras de Fluxo Laminar.

O laboratório fica localizado junto ao Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA.

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA)

Data: 20/02/2015