topo_cabecalho
Laboratório de dessalinização da UFCG é destaque em publicações nacionais

Superinteressante e TAE trouxeram matérias sobre a dessalinização como alternativa para a crise hídrica que está afetando o País

 

O Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ganhou destaque neste mês de fevereiro nas edições das revistas Superinteressante, da Editora Abril, e TAE, especializada em tratamento de águas e efluentes.

 

Nas duas publicações, a dessalinização é apontada como alternativa para a crise hídirca que afeta o País. Em entrevista a TAE, Kleper França, coordenador do Labdes, afirma que a dessalinização (retirar água do sal) é um caminho viável para regiões litorâneas. “A construção de miniusinas seria responsável por abastecer de 30% a 35% das casas da orla. Isso desafogaria o restante dos bairros das cidades”, disse.

 

Sobre a qualidade da água retirada do mar, França, pesquisador da área por mais de 25 anos, garante que o processo de dessalinização é capaz de tirar qualquer microrganismo e bactéria que possam afetar os seres humanos. “A água é de excelente qualidade”, enfatiza.

 

Na Superinteressante, Kleper França colaborou com informação para criação de um infográfico sobre a dessalinização. No material há informações sobre o número de países (150) que já utlizam água dessalinizada;  a existência de 17 mil usinas para dessalinização da água no mundo; a população de Fernando de Noronha consome 100% da água dessalinizada na ilha; o custo do m³ para dessalinizar água varia de R$ 1 a R$ 1,50; 300 milhões de pessoas no mundo têm acesso a água potável graças a dessalinização, entre outras.

 

(Ascom/UFCG - 24.02.2015)


Data: 24/02/2015