Centro de Engenharia em Campina Grande é credenciado pela Embrapii

Cidade paraibana ganha destaque como provedora de soluções de tecnologias inovadoras diretamente para a indústria

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, está ficando nacionalmente conhecida como um centro de formação de recursos humanos nas áreas de tecnologia. Prova disso é o credenciamento do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande (CEEI/UFCG) pela Embrapii para executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de competência “Software e Automação”. O centro é a única unidade no País credenciada especificamente nessa área.

Através de um edital de credenciamento lançado em 2014, o CEEI/UFCG concorreu com mais de 80 instituições de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, estando entre as 10 selecionadas. Com esse fato, a cidade de Campina Grande também passa a se destacar como provedora de soluções de tecnologias inovadoras diretamente para a indústria.

De acordo com o professor Hyggo Almeida, da UFCG e diretor do Núcleo Embrapii CEEI-UFCG a excelência em tecnologia do centro foi determinante para o credenciamento. “Tudo isso aliado à competência organizacional e ao histórico extenso de projetos de pesquisa e desenvolvimento foram decisivos para essa escolha. O CEEI é a única Unidade Embrapii no Brasil com foco específico em “software e automação”, tornando-se um parceiro complementar da Embrapii em relação às demais unidades credenciadas” revelou Almeida.

A Embrapii tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos inovadores em cooperação com empresas do setor industrial. “Compartilhando os riscos dos projetos com as empresas, o objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional”, destacou o diretor do núcleo.

Atualmente, o CEEI conta com uma equipe de aproximadamente 200 pessoas incluindo pesquisadores, engenheiros de software e engenheiros eletricistas. Na área de competência “Software e Automação”, o centro possui grande experiência em projetos com a indústria, principalmente nas subáreas de sistemas embarcados (ou embutidos usados em smart fones e relógios), aplicações móveis, computação em nuvem, processamento e análise de grandes massas de dados (big data, analytics), controle, automação e instrumentação. “A comprovada capacidade de entregar produtos para a indústria aliada à forte formação acadêmica e a um corpo de pesquisadores de excelência nas diversas áreas de computação e engenharia elétrica tornam nosso centro um parceiro completo para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explicou Almeida.

Parceria

Hyggo Almeida explica que o CEEI-UFCG é a única unidade credenciada especificamente na área de “software e automação” no País. Segundo ele, algumas unidades parceiras também podem desenvolver projetos nessas áreas dentro de contextos mais específicos. “É o caso do SENAI CIMATEC (Bahia), na área de manufatura integrada, e a Fundação CERTI (Santa Catarina), na área de sistemas inteligentes”, disse.

Ainda de acordo com Almeida, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) é um parceiro importante. “Oficialmente a fundação é responsável pela gestão administrativa, financeira e jurídica da nossa unidade. Desta forma, a fundação participou de todo o processo de credenciamento e continua sendo um dos alicerces do CEEI-UFCG como Unidade Embrapii”, afirmou o diretor.

Sobre a Embrapii

A Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A contratação da Embrapii parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

(Jornal da Ciência, com informações da Embrapii)

Data: 03/03/2015