Preservação do Horto Florestal pela UFCG impede degradação ambiental

Universidade já investiu mais de R$ 1 milhão para manutenção da área localizada no município de Cuité

O Centro de Educação de Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem mantendo o esforço diário para preservar a área correspondente ao Horto Florestal (Olho d’Água da Bica) do município de Cuité. Desde o período de sua integração à universidade são desenvolvidas várias ações objetivando melhor acolhimento e aproveitamento dos turistas, visitantes, pesquisadores, além da promoção de eventos culturais.

Entre essas ações que estão sendo desenvolvidas pela UFCG é possível destacar o trabalho intenso de limpeza e conservação de algumas áreas, que são realizadas, inclusive, através de parcerias entre o CES e a Prefeitura Municipal de Cuité. Parceria essa que também vem realizando atividades culturais no local, a exemplo da encenação do Espetáculo da Paixão de Cristo 2015, que aconteceu nos dias 02 e 03 de abril no Teatro do Olho d’Água da Bica.

"Ao assumir a área onde se localiza o Horto Florestal do Olho D´água da Bica, a UFCG, de imediato, impediu a destruição, a degradação ambiental e a invasão imobiliária desse espaço, uma vez que esta área tem imensa importância histórica, cultural e ecológica. Para isso, a universidade já investiu mais de R$ 1 milhão em cerca para 80 hectares, construção de guaritas, reformas, manutenções de banheiros e lavanderia, além de vigilância 24 horas”, informou o diretor do campus de Cuité, Ramilton Marinho.

Além disso, no Horto Florestal do campus são desenvolvidos vários projetos de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento, o que torna ainda mais importante a preservação do espaço.

“Com esse trabalho que o campus vem desenvolvendo, esperamos contribuir cada vez no incentivo ao turismo ecológico e de conhecimento, atraindo crianças, jovens e idosos em atividades em projetos que aproximem a universidade da comunidade em geral", afirma Marinho.

(Ascom/CES – 07.04.2015)

Data: 07/04/2015