Estudantes da UFCG participam de experimento que simula um aterro sanitário

Atividade acontece durante todo o dia neste sábado, dia 11, no campus sede

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam neste sábado, dia 11, a partir das 07h30, de uma Célula Experimental com Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cidade de Campina Grande. A atividade simula um Aterro Sanitário em Escala Real e vai ser realizada durante todo o dia numa área localizada ao lado da Entrada C, campus sede.

“Este procedimento é de grande importância em nível de pesquisa e extensão para UFCG, no que se refere a aquisição de dados e monitoramento de líquidos, sólidos e gases de RSU, uma vez que estes parâmetros são uteis para diagnosticar e direcionar formas adequadas de tratamento e disposição final destes resíduos. Os resultados adquiridos podem ser ainda projetados e divulgados nacionalmente e internacionalmente bem como terão utilidade para a sociedade em geral”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFCG, Veruschka Escarião Dessoles Monteiro.

Os estudos servem de base para projeto, dimensionamento, operação e monitoramento de futuros Aterros Sanitários em Campina Grande, bem como outras cidades com características semelhantes.

O projeto é deselvovido desde 2007 pelo Grupo de Geotecnia Ambiental e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e conta com a participação dos professores Márcio Camargo de Melo, da UFCG, e Willian de Paiva, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) , além de alunos de mestrado, de doutorado e de iniciação científica de formação multidisciplinar de escolas estaduais da cidade, totalizando 30 alunos envolvidos diretamente no projeto.

(Ascom/UFCG - 10.04.2015)

Data: 10/04/2015