topo_cabecalho
Programas de Parques Tecnológicos recebe 36 projetos de diferentes regiões do Brasil

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 17, o resumo das inscrições do novo Programa Estágio Pós-Doutoral PCTI 2014 – Parques Tecnológicos. Ao total foram recebidos 36 projetos de bolsistas para estágio no nível de pós-doutorado no exterior, voltado para a inovação tecnológica na área de gestão e desenvolvimento de ambientes de inovação instalados no país.

Dos 36 projetos recebidos, a principal área de formação dos candidatos é a de engenharia de produção, seguida por ciência da computação. Os candidatos que se inscreveram atuam majoritariamente na Região Sul do país (61% dos candidatos), seguido pelo Sudeste (22%) e Nordeste (11%). Com relação ao país de destino, a principal escolha foi a Espanha (45% das candidaturas), seguida pelos Estados Unidos (22%).

O programa irá contemplar as áreas e temas que compõem o programa Ciência sem Fronteiras (Portaria Interministerial Nº1, de 9 de janeiro de 2013), cobrindo os temas de pesquisa/estágio presentes neste edital e cabendo à Capes definir a pertinência das candidaturas às diversas áreas e temas, conforme o mérito e perfil dos candidatos. A avaliação dos projetos acontecerá na primeira quinzena de maio e as atividades no exterior têm início previsto a partir de setembro de 2015.

Benefícios
A Capes concederá bolsa, no valor de US$ 2,100.00 (dois mil e cem dólares) mensais para os bolsistas que forem estagiar nos Estados Unidos; e de € 2.100,00 (dois mil e cem euros) mensais para os bolsistas que forem estagiar na Europa. Não serão aceitas candidaturas para outras localidades além dos Estados Unidos e da Europa. A bolsa terá duração de seis meses, renovável por igual período em função do desempenho do bolsista, avaliado por relatório que deverá ser enviado à Capes, ao final do quinto mês de bolsa. Serão também concedidos os seguintes benefícios: auxílio-seguro saúde; auxílio instalação e auxílio deslocamento.

(CCS/Capes)


Data: 17/04/2015