UFCG melhora acessibilidade no campus sede

O objetivo é fazer adequações nos prédios, atendendo as exigências do MEC

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está criando rampas visando garantir o acesso de estudantes, professores e servidores com deficiência a todos os espaços, ações e processos da universidade, buscando seu pleno desenvolvimento acadêmico.

A iniciativa surgiu a partir das necessidades apontadas por uma comissão de apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais, criada em 2013, contando a participação de técnicos da prefeitura universitária nas execuções. O objetivo é fazer adequações nos prédios do campus sede, atendendo as exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Já foram contempladas a área de convivência, com rampas, e o bloco da Central de Línguas, localizado no Hall das Placas. No momento está sendo construída uma rampa de acesso ao bloco AB, que é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica e uma passarela de acesso ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), ao lado da agência do Banco do Brasil.

Segundo o prefeito universitário, Mário Araújo Neto, "a previsão de termino desses serviços será na primeira quinzena do mês de maio". Ainda, segundo o prefeito "o próximo lugar a ser contemplado será o setor C. Além desse, ainda temos várias outras ações, como instalação de guarda-corpos, corrimãos, pisos podotáteis, melhorias de calçadas, dentre outros", completa.

Comissão de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENEE)

Criada em 2013, a comissão tem como presidente a professora Marta Helena Burity Serpa, da Unidade Acadêmica de Letras, e conta com uma equipe multidisciplinar. O objetivo é criar projetos de inclusão e acessibilidade, dando apoio aos alunos com necessidades especiais, com ajuda de psicólogos e psicopedagogos. A comissão busca transformar o projeto em Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, para então diagnosticar e apontar os locais que necessitam de acessibilidade dentro da universidade.

(Klauber Canuto – Estagiário da Ascom/UFCG - 23.04.2015)

Data: 23/04/2015