Evento na UFCG mostra práticas e potencialidades do Bioma Caatinga

O evento acontece até a quinta e terá uma vasta programação cultural e acadêmica

Começa nesta terça, dia 28, e segue até a quinta-feira, 30 de abril, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, a exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades do Bioma Caatinga (IV ExpoCaatinga), que este ano abordará o tema “Plantando conhecimento, colhendo vida”.

Ás 7h será realizada a Cavalgada e Desfile de Referenciais Históricos e Culturais da Caatinga e em seguida haverá a abertura oficial com a execução do hino da Caatinga – O Tom da Caatinga no NEXT, logo após os espaços temáticos da exposição serão abertos à visitação.

A exposição é um convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro. O local de realização será o Núcleo de Extensão Cultural (NEXT) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no Centro da cidade de Sumé.

A organização é do Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA/UFCG e do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradas – Cerdes e fortalecido por meio de parcerias com vários atores e instituições relevantes no espaço local e regional.

A IV ExpoCaatinga é realizada como referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril). Considerado como um Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga vem sendo reconhecida pelo sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente na riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que sabiamente adormece nos longos períodos de estiagem.

Por seu aspecto sofrido na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a vê além da aparência, “é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis”, falou a coordenadora do evento, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Caatingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apenas seu, mas também de toda a humanidade”, disse.

“A ExpoCaatinga já em sua 4ª edição, vem a cada ano aumentando o seu publico, que em 2014 chegou a quase 4 mil pessoas. É um evento Cultural e educativo que busca através das suas exposições e debates reflexivos unir conhecimento científico e tradicional, geradores de pontos de discussão que subsidiam a efetivação de práticas e ações no processo do Desenvolvimento Regional”.

Mais informações através através do telefone (83) 3353-1879.

Acesse a programação: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/site/wp-content/uploads/2015/04/IV_ESPOCAATINGA_PROGRAMACAO-FINAL.pdf

(Rosenato Barreto – Ascom CDSA/UFCG - 27.04.2015)

Data: 27/04/2015