2ª edição do concurso de imagens do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Estão abertas, até o dia 1º de junho de 2015, as inscrições ao prêmio "Superfícies em imagens", promovido pelo Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies com apoio do CNPq, como iniciativa de divulgação da ciência por meio de imagens.

O prêmio selecionará imagens que divulguem a Ciência e a Engenharia de Superfícies para ilustrar as páginas de um calendário de mesa de 2016 que será distribuído gratuitamente em diversos eventos. Podem se inscrever as pessoas do ambiente acadêmico, empresarial ou artístico, residentes no Brasil, que possuam imagens de sua autoria realizadas com câmeras fotográficas, instrumentos científicos ou outros equipamentos, com ou sem retoques ou intervenções artísticas.

As imagens devem mostrar, em escala macro, micro ou nano, superfícies de materiais de qualquer tipo, fenômenos ocorridos nessas superfícies, propriedades das superfícies ou técnicas de modificação de superfícies. Para se inscrever, o autor deve ler o regulamento do prêmio e, no formulário online de inscrição, preencher os dados solicitados e fazer upload das imagens candidatas (de uma a três).

O período de inscrições vai de 30 de abril a 1º de junho de 2015. Mais informações, regulamento e formulário de inscrição:

Sobre o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) do CNPq. Reúne grupos de pesquisa e empresas localizados em sete estados brasileiros para realizar pesquisa, desenvolvimento, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e disseminação na área de Engenharia de Superfícies. Este instituto é dedicado à investigação dos fenômenos que ocorrem nas superfícies dos materiais sólidos e ao desenvolvimento de tecnologias de preparação e modificação das superfícies de peças e componentes para obter propriedades desejadas, tais como dureza, adesão, resistência à corrosão, hidrofobia e biocompatibilidade, entre muitas outras.

A Engenharia de Superfícies promove inovações e soluções eficazes em setores tão diversos como o de petróleo e gás, mineração, aeronáutico, automotivo, odontológico e microeletrônico, entre muitos outros.

(CNPq)

Data: 05/05/2015