Campus de Sumé da UFCG sedia IV Simpósio de Instituições e Gestão Pública

Evento acontece de 13 a 15 de maio

Será realizado no período 13 a 15 de maio, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, o IV Simpósio de Instituições e Gestão Pública (IV SIGESP), evento que vem se consolidando pela discussão sobre os temas relevantes da gestão pública.

A conferência de abertura do evento versará sobre “Economia Política na Gestão Pública” e será proferida por Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Na programação do evento serão realizadas conferências, apresentação de pôsteres de trabalhos, discussão em grupos de trabalho e realização de oficinas.

O evento é organizado por um grupo de professores do CDSA/UFCG em parceria com o Mestrado Profissional de Administração Pública em Rede (Profiap/UFCG) e os grupos de estudo de Gestão Pública da UFCG.

Acesse o sítio eletrônico do evento para mais informações e realiza sua inscrição: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/sigp/

Quarta, dia 13/05

17:30h – Credenciamento

19h – Participação do Sebrae – Desafio Sebrae

Conferência de abertura: Economia Política na Gestão Pública

Fábio Guedes (UFAL – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas)

Quinta, dia 14/05

9h às 12h – Oficinas

14h – Conferência 2: Mudança Institucional e Dependência de Trajetória: A relação entre Continuidade e Mudança em sistemas de Políticas Públicas

Prof. Dr. Antônio Sérgio Araújo (UFBA)

Debatedor: Prof. Msc. Alex Bruno (UFCG)

Conferência 3: Governança na Administração Pública

Prof. Fernando José – Coordenador do Curso de Gestão Pública da UFPB

Debatedor: Prof. Dr. José Irivaldo Oliveira (UFCG)

19h – Participação do Sebrae – Palestra de Empreendedorismo Público

Conferência 4: Formação acadêmica e mercado de trabalho em Gestão Pública no Brasil

Prof. Dr. Fernando Coelho (USP)

Debatedor:  Prof. Dr. José Maria Nóbrega Junior (UFCG)

Sexta, dia 15/05

9h às 12h – Oficinas

14h às 16:30h – Conferência 5: A corrupção nossa de cada dia:Do diagnóstico ao seu enfrentamento efetivo

Prof. Dr. Marcos Acco (UFPB)

Debatedores: Prof. Dr. Clóvis Vieira de Melo (UFCG) e Dr. Renan Paes Félix (Procurador da República)

16:30h – Intervalo

17h às 18h – Pôsteres:

·         Arranjos institucionais de cooperação;

·         Políticas públicas Intersetoriais;

·         Estudos da Criminalidade e das Instituições Coercitivas;

·         Qualidade da democracia na América Latina;

·         Administração pública e planejamento estratégico;

·         Políticas públicas, designer institucional e desenvolvimento sustentável.

·         Grupo de Trabalho de Discussão de Projetos do Mestrado em Administração Pública em Rede – PROFIAP

15h às 18h – Grupo de Trabalho: Consórcio Pró Mestrado em Administração Pública em Rede – PROFIAP

Com a presença da Gestora Nacional do Programa

Prof. Dra. Teresa Carneiro (Universidade Federal do Espírito Santo)