Projeto de cooperação binacional promove dia de campo sobre reuso de água

projeto de cooperação em pesquisa e inovação tecnológica Brasil-Alemanha promove gestão integrada dos recursos hídricos no Semiárido brasileiro

Nessa segunda-feira, dia 25, será realizado um Dia de Campo relacionado à “Contribuição do Reuso de Água em Sistemas Agrícolas” promovido pelo Projeto Bramar - de cooperação binacional que tem a coordenação brasileira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e alemã, da Universidade de Aachen.

A atividade ocorrerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande (PB), e contará com a presença de cerca de 60 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além de professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Durante o Dia de Campo os participantes realizarão uma visita técnica à unidade de reuso de água em sistemas agrícolas instalada na sede do Insa, como também participarão de oficinas para avaliação e aprendizagem de cálculos para distribuição de água em sistema de irrigação por meio de gotejamento.

Antes das atividades práticas, o público assistirá a três apresentações com representantes da rede de instituições parceiras: o pesquisador Carlos de Oliveira Galvão, da UFCG, integrante da coordenação do projeto Bramar no Brasil, o pesquisador Delfran Batista dos Santos, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBaiano), e o pesquisador da área de Recursos Hídricos e Diretor Substituto do Insa, Salomão de Sousa Medeiros.

Conheça a Rede

No Brasil, o projeto Bramar é executado por meio de parcerias de instituições públicas e empresas privadas, são elas: UFCG, Insa, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Embrapa Semiárido, Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa),  Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Indústria Intrafrut.

O financiamento vem do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-HIDRO) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Do lado alemão, participam do projeto as Universidades de Aachen, Göttingen e Braunschweig. As empresas RWC, Huber, EnviroChemie e AP System Engineering. O financiamento é do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

Confira a programação:

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Bramar: www.bramar.net

(Ascom Bramar/Insa - Ermaela Cícera Freire)

Data: 22/05/2015