Página na internet destaca as belezas da UFCG pelo olhar da comunidade acadêmica

Perfil no Facebook foi criado pelo professor Tarso Vilela Ferreira

Uma página na rede social Facebook tem chamado a atenção dos amantes da fotografia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se do perfil a UFCG como nós vemos, que foi idealizada, criada e é administrada pelo professor Tarso Vilela Ferreira, do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, juntamente com dois alunos da unidade acadêmica.

A página foi criada em Março de 2015 e até a data de hoje já tem cerca de 80 fotografias publicadas, enviadas por alunos, professores e funcionários. É um espaço colaborativo para amantes da fotografia, seja amadores ou profissionais, independente do tipo de câmera (profissional, semi-profissional, digital, analógica ou celular) e tem o objetivo de expor fotos dentro de um dos campi da UFCG.

Segundo o idealizador, a ideia surgiu despretensiosamente. "Muitos alunos e professores do departamento gostam de fotografia. E começamos a fotografar o campus e colocar em nossos perfis individuais. Gostamos dos resultados. Daí surgiu a ideia de centralizarmos em uma página. Juntamente com Paulo Ribeiro e Maria Clara Magalhães, alunos da unidade acadêmica, criamos a página, e meio que aproveitamos um nome de uma página que a Maria Clara já tinha", declarou.

Embora a origem da página ser em Campina Grande, as fotos podem ser de qualquer um dos campi da UFCG. Inclusive, já existe foto publicada dos campi de Cajazeiras, que é o mais distante da sede.

A página vem se tornando popular e ganhando cada vez mais seguidores. São cerca de 1100 curtidas na página, desde a sua criação, e vem crescendo muito nas últimas semanas. "Imaginei um ideia boa, já vi páginas parecidas em outras instituições, e pensei que a UFCG precisava de uma página como essa. Porém, me surpreendeu um pouco a velocidade com que as pessoas estão curtindo. Fiquei espantado", disse o professor.

Segundo o idealizador, os critérios de seleção das fotografias, de acordo com a organização da página, são:  ser fotografia da paisagem; conter local, data, autoria e equipamento empregado na fotografia. A administração só publica uma fotografia por dia, sempre no horário noturno. De acordo com Vilela, até hoje, apenas uma foto foi rejeitada, por não atender os critérios mínimos.

Hoje a administração tem mais de 20 fotografias na fila para serem analisadas e publicadas posteriormente na página.

Para quem estiver interessado em conhecer as fotografias ou de publicar na página, é só entrar no Facebook, curtir a página a UFCG como nós vemos  e acompanhar as próximas publicações.

(Klauber Canuto - estagiário Ascom/UFCG - 18.06.2015)

Data: 18/06/2015