Reitor comenta decisão do Colegiado da UFCG

Manter calendário acadêmico mostra maturidade, diz Edilson Amorim

Sensatez! Resumiu o reitor Edilson Amorim, ao comentar a decisão do Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de não suspender o calendário acadêmico de 2015.1, como solicitaram - na reunião dessa segunda (dia 30) - as direções das entidades representantes dos professores, técnico-administrativos e estudantes que aderiram a greve nacional nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), desde o mês passado.

Para o reitor da UFCG, suspender o calendário seria interromper a vida dos estudantes. "Estaríamos prejudicando, sobretudo, os alunos que estão em conclusão de curso e em atividades de estágio, pesquisa e extensão", ressaltou Edilson Amorim, considerando que a decisão reflete a maturidade da discussão no Colegiado Pleno "por evitar o confronto entre parcelas das categorias que participam do movimento e as que não aderiram à greve".

Sobre a aprovação da moção de apoio pelo conselho universitário, que pode ser entendida como contradição por alguns membros da comunidade acadêmica, o reitor disse não ver desse modo e que as decisões foram coerentes e coesas.

Para ele, a primeira decisão, pela moção, reconhece as reivindicações e o direito de luta das categorias; e a segunda, ao não aprovar a suspensão do calendário acadêmico, preserva o diálogo e a convivência entre os setores que têm visões diferentes da greve neste momento - garantindo as atividades daqueles que, por decisão própria, não aderiram ao movimento.

(Marinilson Braga -  Ascom/UFCG - 01.07.15)

Data: 01/07/2015