topo_cabecalho
UFCG em Sumé terá cursos através do Pronatec

 

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG terá dois cursos de qualificação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. Os cursos aprovados foram “Operador de Computador”, com 15 vagas e “Auxiliar de Agroecologia”, com 20 vagas.

 

Os cursos são na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e serão oferecidos em parceria com o Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Agrário, respectivamente.

 

A proposta para participação do CDSA no Pronatec foi discutida em recente reunião realizada pela Direção do Centro com professores desta unidade de ensino e representantes da Prefeitura Municipal de Sumé, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Coordenação do Pronatec UFCG. A proposta inicial para o Campus de Sumé era a realização dos cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos e Auxiliar de Agroecologia, surgidos a partir de demanda da sociedade. A direção do CDSA assumiu o compromisso de oferecer o suporte necessário para a realização destes cursos a exemplo do uso de salas de aula e laboratórios.

 

“Com a participação no Pronatec estamos dando nossa contribuição para a qualificação profissional dos cidadãos, além do oferecimento do Ensino Superior, reforçando o objetivo do CDSA na região”, disse o diretor do CDSA, Vanderlan leite.

 

O que é o Pronatec?

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

 

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

 

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA-UFCG)


Data: 01/07/2015