topo_cabecalho
ARTIGO - Louvado seja

Benedito Antonio Luciano

 

No dia 18 de junho de 2015 foi lançada a Encíclica do Papa Francisco: “Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum”. Laudato si’ significa, em português, “Louvado seja”.  Encíclicas são cartas circulares escritas pelos Papas. Nessa, organizada em seis capítulos, o Papa Francisco desenvolve o conceito de ecologia integral, no qual pessoas e meio ambiente formam um sistema imbricado.

 

A iniciativa do Papa é extremamente oportuna, sobretudo quando em diferentes partes do Mundo as populações sofrem os efeitos devastadores da falta de racionalidade no tocante à exploração dos recursos naturais, como o uso da água doce, sem a menor preocupação com os ciclos de reposição.

 

No Brasil, mesmo sendo um país dotado de grandes recursos hídricos superficiais e reservas subterrâneas de grande porte nas Regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, inúmeros são os exemplos de cidades que enfrentam problemas de racionamento de água.

 

Entretanto, mesmo diante desses problemas ainda persistem as perdas e os desperdícios elevados nos sistemas de distribuição. Há, de forma criminosa, os chamados “gatos” nas redes de distribuição de água e de energia elétrica, impondo a toda sociedade um custo injusto rateado nas tarifas pagas por aqueles que não fraudam.

 

Em face desta situação, o que se espera da sociedade é uma postura mais ativa, não conivente com a falta de ética ambiental, cabendo a cada um de nós, membros da comunidade humana, uma atitude pró-ativa, cidadã e solidária com vista à preservação da natureza e a dignificação da vida. O que se espera do Estado são ações concretas que resultem em melhor gerenciamento dos recursos hídricos e energéticos, reduzindo perdas e eliminando desperdícios.

 

Neste contexto, “Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum”, a Encíclica do Papa Francisco, serve como alerta e se configura como um novo compromisso da Igreja Católica dirigido a todos os habitantes da Terra.

 

Assim, tendo como foco a sustentabilidade, independente de credo religioso, ou não, é importante refletir sobre as palavras do Papa Francisco: “nós temos a responsabilidade de fazer crescer a terra, de fazer crescer a criação, de preservar e fazer crescer segundo as suas leis: nós somos senhores da criação, não donos”.

 

Sem água e sem energia extingue-se a vida. A sustentabilidade depende do uso parcimonioso dos bens e das energias da natureza. Em termos práticos, urge, portanto, uma mudança de postura diante do uso desses recursos naturais. Mudança esta que passa pela educação, pelo combate à manipulação ideológica, pela aplicação dos conhecimentos científicos, pela adoção de tecnologias mais eficientes, pela responsabilidade social, pela determinação política e pelo combate à corrupção.

                 

 

* Benedito Antonio Luciano é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

 

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição

 


Data: 06/07/2015