Manual orienta os estudantes sobre edição 2015 do Enade

O Manual do Estudante – Enade 2015 está à disposição dos participantes da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Lançado nesta terça-feira, 7, o guia apresenta o cronograma e as orientações para o acompanhamento das etapas do exame e todos os procedimentos a serem seguidos pelos estudantes de 26 cursos que farão as provas em 22 de novembro próximo, às 13h (de Brasília).

O manual contém informações fundamentais para que os participantes possam acompanhar todas as etapas da avaliação e compreender a importância do Enade no cenário da educação superior brasileira. O exame, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), afere o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos.

No dia do exame, a lista de presença será liberada uma hora depois do início da aplicação das provas. Os estudantes que não a assinarem serão considerados ausentes e estarão, portanto, em situação irregular. O mesmo ocorrerá com aqueles que não comparecerem.

Antes das provas, os participantes devem preencher o questionário do estudante, no período de 21 de outubro a 22 de novembro próximo, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem não preencher o questionário também será considerado em situação irregular.

Serão avaliados nesta edição do Enade os cursos de bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

(Ascom/MEC, com informações do Inep - 07.07.2015)

Data: 07/07/2015