CDSA lança cartilha sobre potencialidades do Bioma Caatinga

O Grupo de Educação Ambiental do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Sumé, elaborou uma cartilha sobre as potencialidades naturais do Bioma Caatinga, tendo como base a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas, localizada no Cariri paraibano.

Trata-se de um produto resultante do trabalho de educação ambiental coordenado pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda (LAEB/CDSA) dentro do projeto "Consolidação e Conservação da RPPN Fazenda Almas - Paraíba" com apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Tropical Forest Conservation Act (TFCA), sendo executado pela Associação Plantas do Nordeste - APNE.

A cartilha aborda o Bioma Caatinga através de informações técnicas e científicas bem como de forma lúdica com desenhos, fotografias e poesias. A cartilha será utilizada como material didático e para tanto exemplares serão distribuídos nas escolas da região do Cariri.

A organização da cartilha é da professora Alecksandra Vieira de Lacerda. A pesquisa e redação do material foi feita pela professora em conjunto com Francisca Maria Barbosa, Maria da Glória Lopes Fragoso, Karla Karem da SIlva, João Paulo Pereira de Lima, Azenate Campos Gomes, José Roberto Lima, Frans German Corneel Pareyn e Maria Regina de Vasconcellos Barbosa, além da participação de estudantes e professores de algumas escolas dos municípios de Sumé e São José dos Cordeiros que contribuíram com a criação de desenhos e poesias.

"Com essa cartilha pretendemos evidenciar as potencialidades naturais do Bioma Caatinga, as quais muitas vezes não são reconhecidas, mas que marcam sua existência na resistência. Uma biodiversidade grandiosa e que vem sendo ressaltada nas ações de pessoas que acreditam e amam essa TERRA", disse  a professora Alecksandra Vieira, coordenadora do LAEB/CDSA.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 16/07/2015