Rebanho Sindi da UFCG é certificado pela associação nacional

Reestruturação e a regularização promoverá renovação e melhoramento genético

O rebanho de bovinos da raça Sindi, do Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido (Nupeárido) do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Patos, foi vistoriado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O rebanho da universidade tem reconhecimento nacional por suas características de padrão racial, rusticidade e produtividade.

Os animais certificados foram marcados e suas informações foram encaminhadas à ABCZ para geração dos registros genealógicos. Os demais, nascidos nos últimos cinco anos - período em que a instituição não recebeu a visita técnica da associação -, tiveram material coletado para a realização de exames de DNA. Com a confirmação da paternidade e maternidade, eles serão também registrados ou, não havendo a identificação, levados à leilão público.

Com a reestruturação e a regularização das visitas técnicas, o rebanho Sindi da UFCG foi incluído no  Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, que auxiliará na identificação dos animais mais produtivos (touros e matrizes) para as condições extremas do Semiárido nordestino. A visita da ABCZ gerou a possibilidade da inclusão do rebanho no Teste de Progênie do Centro Nacional de Gado de Leite, da Embrapa, que permitirá o mérito genético para a produção de leite e a permuta de material genético (sêmen) promovendo a UFCG no cenário nacional e internacional.

A continuidade dessas atividades - estruturação, registro genealógico e participação nos programas nacionais e internacionais - irão promover o melhoramento genético do rebanho da UFCG, afirma o professor José Fábio Paulino de Moura, coordenador do Setor de Bovinocultura do CSTR, ressaltando que "consequentemente, teremos a evolução da eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho".

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG 20.0715)

Data: 20/07/2015