Federal do Rio Grande efetiva adesão à Ebserh

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG decidiu nesta sexta-feira, 17, por 22 votos favoráveis, um contrário e três abstenções, pela adesão do Hospital Universitário Prof. Miguel Riet Correa Junior à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. A nova reunião que ratificou decisão anterior permite, de imediato, a assinatura de contrato e consequente liberação de 1.043 vagas para concursos públicos no hospital universitário, assim como recursos para contratações emergenciais para abertura da UTI Pediátrica, enquanto os concursos públicos se desenvolvem.

Para a reitora Cleuza Dias, a decisão traz garantia de não interrupção nos serviços do HU/FURG, além de permitir a ampliação destes serviços. “Acredito que estamos propiciando à comunidade rio-grandina a melhoria no atendimento de saúde e oferecendo ampliação dos serviços no HU, além de aumentar o número de postos de trabalho para a comunidade, já que teremos mais de mil vagas para concurso público, na cidade.”

O processo de adesão à Ebserh teve início em agosto do ano passado, com a realização de reunião que foi questionada por representantes de segmentos da Universidade, por meio de cinco ações judiciais que solicitam a nulidade da reunião. Tais ações estão em trâmite na Justiça. Para acelerar o processo, a reitora entendeu a necessidade de realizar nova reunião na data de hoje, 17, tendo em vista a manutenção do desenvolvimento das atividades do Hospital Universitário, bem como a abertura novos serviços à comunidade, a exemplo da UTI Pediátrica.

Durante o processo de adesão foram realizados encontros com representantes dos trabalhadores do HU, com o MEC e com a Presidência Nacional da Ebserh, o que permitiu a liberação das 1043 vagas para concurso público, recursos para a abertura imediata da UTI Pediátrica e a garantia do atendimento 100% SUS. Outro aspecto garantido é a manutenção do vínculo dos servidores da FURG, que têm exercício no HU, ao regime previsto na Lei nº 8112/90, incluindo o disposto na Lei nº 11091/2005, a qual trata do Plano Nacional de Capacitação dos Integrantes da Carreira, aspectos que preocupavam os servidores técnicos.

Ao final da reunião, a reitora afirmou que ”o HU deverá manter a qualidade e continuar como modelo de atendimento à população e de formação de profissionais na área da saúde”.

(Secom  – FURG)

Data: 20/07/2015