Crianças com habilidades sociais tornam-se adultos bem-sucedidos, diz estudo

A pesquisa, que durou 20 anos, foi realizada com mais de 700 pessoas dos Estados Unidos

Segundo pesquisa publicada no American Journal of Public Health, o sucesso profissional de uma pessoa pode ser premeditado nos primeiros anos escolares dela a partir de seu desenvolvimento social.

Para o estudo, mais de 700 pessoas foram acompanhadas por 20 anos pelas Universidade do Estado da Pensilvânia e Universidade Duke, ambas nosEstados Unidos. A pesquisa analisou as habilidades sociais das crianças e comparou o resultado com o sucesso profissional de cada um deles anos mais tarde.

Em 1991, os participantes, de três regiões metropolitanas e uma rural, foram analisados em sala de aula. Foram levados em consideração aspectos como seus relacionamentos com colegas, comportamento com professores e como lidavam com problemas.

Já aos 25 anos de idade, as mesmas pessoas foram observadas. Os pesquisadores investigaram o desempenho deles no Ensino Médio e Superior, vida profissional e também possível envolvimento com crime, uso de drogas ou problemas mentais.

Resultado

O estudo mostrou que crianças mais sociáveis tendem a se tornar adultos com formação no Ensino Superior e ter um trabalho fixo. Aqueles com menores habilidades sociais têm mais chance se serem presos e tornarem-se alcoólatras, por exemplo.

De acordo com os autores da pesquisa, ajudar o desenvolvimento social e emocional de crianças é mais importante do que prepara-las para serem ricas, visto que, desde pequenos, estas habilidades podem definir o futuro da pessoa.

(Universia)

Data: 27/07/2015