topo_cabecalho
Governo recebeu mais de mil propostas da sociedade para elaboração do PPA 2016-2019

Ministro esteve na abertura do Fórum Dialoga Brasil

 

Mais de mil propostas da sociedade civil foram recebidas pelo governo federal como contribuição para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, documento que define as diretrizes dos gastos públicos para os próximos quatro anos. As propostas foram coletadas em fóruns regionais e setoriais em seis estados e contou com a participação de mais de quatro mil pessoas.

 

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, destacou a participação popular neste processo durante a abertura do Fórum Dialoga Brasil, na noite desta segunda-feira (27), em Brasília. “A formulação do Plano Plurianual de forma participativa já tem sido uma tradição em nosso governo, desde 2003, e isso tem colaborado para o sucesso das políticas e também para o aperfeiçoamento e a correção de rumos quando isso se torna necessário”, considerou.

 

Barbosa ressaltou ainda a diversidade como um aspecto positivo do país. “O Brasil é uma economia diversificada, não só em termos de mercados, mas também de pessoas. Temos várias culturas e opiniões, e essa diversidade é a nossa força e deve conduzir a um consenso em torno de uma estratégia comum de desenvolvimento, capaz de gerar mais oportunidades para as pessoas progredirem em suas vidas e em seus negócios”, declarou.    

 

Segundo o ministro, nos últimos anos, foi construída uma rede de proteção social com aumento do salário mínimo, ampliação do Bolsa Família e melhorias nos serviços educacionais e de atendimento à saúde. “Estamos agora em uma fase em que temos que avançar no crescimento e na inclusão social, além da transferência de renda. Nosso desafio é consolidar esta rede de proteção social mesmo em um cenário econômico mais adverso e avançar mais”, disse.

 

O secretário de Planejamento e Investimento do MP, Gilson Bittencourt, apresentou uma prévia da visão do governo sobre as propostas indicadas pela sociedade para os 253 representantes presentes no Fórum Dialoga Brasil.  Ele disse que até agosto a resposta definitiva do governo sobre a elaboração do PPA será divulgada no site Dialoga Brasil. “A maior parte das questões levantadas estão incorporadas no PPA”, adiantou. Ao todo foram realizadas 120 oficinas e o governo recebeu 33.494 propostas. “É um resultado de um processo coletivo de participação”, disse.

 

Plataforma digital 

 

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, antecipou que, na terça-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff vai lançar uma plataforma digital do Dialoga Brasil para que a população possa encaminhar propostas via internet. “Queremos estimular que todas as áreas do nosso governo possam receber contribuições da sociedade para melhorarmos o processo com mais eficiência e qualidade dos serviços públicos. Ao lado de todo esse processo, estamos estimulando a participação digital”, afirmou.

 

(Ministério do Planejamento)


Data: 28/07/2015