topo_cabecalho
Artigo - Campina Grande como tema

Benedito Antonio Luciano*

 

Campina Grande, cidade paraibana localizada no alto da Serra da Borborema, tem servido de inspiração para vários compositores. Talvez, por conta desta particularidade, em dezembro de 2000, a Prefeitura Municipal, lançou um Livro CD, intitulado “Campina Grande 2000”, no qual é apresentada uma coletânea de músicas interpretadas por grandes nomes da música popular nordestina, tendo Campina Grande como tema.

 

No disco 1 da coletânea constam as seguintes músicas: “Alô, Alô Campina Grande”, na voz de Jackson do Pandeiro, “Tropeiros da Borborema”, na voz de Luiz Gonzaga,  “Minha Campina Grande”, na voz de Zito Borborema, “Campina de outrora”, na voz de João Gonçalves, “São João no Caçador”, gravação dos Três do Nordeste,  “São João de Campina”, na voz de Genival Lacerda, “Forrozá na Borborema”, na voz de Novinho da Paraíba, “Adeus à Borborema”, na voz de Elino Julião, “Bodocongó”, na voz de Jackson do Pandeiro, “Forró de Zé Lagoa”, na voz de Anastácia, “Peba na pimenta”, na voz de João do Vale, “Forró em Campina”, na voz de Zito Borborema, e “Luar de Campina”, na voz de Jacinto Silva.

 

No disco 2, as músicas são as seguintes: “Forró em Campina”, na voz de Jackson do Pandeiro, “Alô, Alô Campina Grande”, na voz de Biliu de Campina, “Cidade menina”, na voz de Capilé, “Forró de Zé Lagoa”, na voz de Jackson do Pandeiro, “Bodocongó”, na voz de Elba Ramalho, “Lei da compensação”, na voz de Jackson do Pandeiro, “Só gosto de tudo grande” e “Saudade de Campina Grande”, na voz de Marinês.

 

Estranhamente, não consta dessa coletânea o hino oficial de Campina Grande (Letra de Fernando Silveira e Melodia do maestro Antônio Guimarães Correia) na belíssima interpretação da cantora campinense Kátia Virgínia. Segue a letra: “Venturosa Campina querida./ Oh! Cidade que amo e venero./ O teu povo o progresso expande./ És na terra o bem que mais quero!/ O teu céu sempre azul cor de anil./ Tuas serras de verde vestidas,/Salpicadas com o ouro do Sol,/ Ou com a hóstia dos brancos luares./ Eterno poema,/ De amor à beleza./ Oh! Recanto abençoado do Brasil./ Onde o Cruzeiro do Sul resplandece./ Capital do trabalho e da paz!/ Oficina de ilustres varões./ Canaã de leais forasteiros./ És memória de índios valentes,/ E singelos e alegres tropeiros/ Tua glória revive, Campina,/ Na imagem dos homens audazes./ Aguerridos heróis de legendas,/ que marcaram as tuas fronteiras/ Eterno poema,/ De amor à beleza./ Oh! Recanto abençoado do Brasil./ Onde o Cruzeiro do Sul resplandece./ Capital do trabalho e da paz!”

 

Interessante ressaltar que a cidade de Campina Grande não foi apenas homenageada por cantores e compositores nordestinos. Por exemplo, a cidade Rainha da Borborema é referenciada nos versos da música “Paraíba”, composição de João Rodrigues, presente no disco de Benito di Paula, lançado em 1972: “Paraíba, Paraíba, Paraíba, Paraíba, Paraíba, Paraíba, Paraíba, Paraíba,/ Quem passa em João Pessoa/ E parte pra Boqueirão pra uma visita, não é à toa/ Chegando, seu olhar se expande/ Depois avista o açude que abastece Campina Grande...”.

 

Outro exemplo digno de registro é a música intitulada “Campina Grande”, composição instrumental do internacionalmente conhecido músico carioca Marcos Valle. Para quem não a conhece, sugiro buscar a versão gravada em 1980 com o próprio Marcos Valle ao piano, contando com as participações especialíssimas de Sivuca, no acordeom, Airton Moreira, na percussão, Lincoln Olivetti e Jane Duboc nos vocais.

               

*O autor é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG

 

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição


Data: 28/07/2015