Reitores de universidades do país se reúnem para discutir crise de orçamento

Na reunião, foi eleita a nova presidente da Associação Nacional dos Dirigentes, que pedirá conferência com o ministro da Educação e Dilma Rousseff

Eleita na tarde da última terça-feira, 28, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Lúcia Neder, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirmou que formalizará um pedido de reunião com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e com a presidente Dilma Rousseff, para tratar principalmente do orçamento das universidades, que se encontram em meio a uma crise.

— Que tenhamos do governo brasileiro a compreensão de que não é possível ter cortes na educação, o único meio que qualquer país tem de chegar a um processo de desenvolvimento social — afirmou Ana Lúcia.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias, que acompanhou a solenidade, destacou o esforço do governo em atender as demandas e conclamou os reitores a não ficarem “deprimidos” com o cenário econômico que se desenha.

Não podemos ficar deprimidos lendo jornal. Não vai sair notícia boa nos próximos seis meses. Então temos que trabalhar numa agenda positiva — disse Farias, que já presidiu a Andifes.

O secretário do MEC afirmou que o governo federal só poderá fazer um balanço do real peso da greve nas universidades após o início do segundo semestre.

— Como faltavam no máximo 15 dias para terminar as aulas quando os docentes entraram em greve, o semestre foi finalizado quase normalmente nas instituições. Vamos sentir qual o peso da greve na retomada (das aulas) — disse Farias.

(O Globo)

Data: 30/07/2015