Exame de proficiência tem as inscrições abertas até dia 23

Estão abertas até o dia 23 próximo, às 23h59 (de Brasília), as inscrições para a segunda edição deste ano do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas serão realizadas entre os dias 20 e 22 de outubro próximo, em 23 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 55 no exterior.

Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima tem de ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

A taxa de inscrição nos postos credenciados no Brasil é de no máximo R$ 150. Nos postos do exterior e instituições particulares vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores, o valor é de US$ 50 [R$ 171,9, em cotação desta segunda-feira, 3] ou equivalente.

O Celpe-Bras tem a prova escrita, com tarefas de produção textual, com duração de três horas, a ser realizada em 20 de outubro, e parte oral, de 20 minutos, que nos dias 20, 21 e 22. De acordo com a pontuação obtida, aqueles que obtiverem entre 2 e 2,75 pontos serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem tirar menos de 2 pontos não obterá a certificação.

O coordenador do posto aplicador, por meio do sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), terá até o dia 28 próximo para homologar as inscrições.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Os resultados das provas serão divulgados no Diário Oficial da União e na página do Inep na internet, provavelmente em 14 de dezembro próximo. As informações, diretrizes, procedimentos e prazos da segunda edição de 2015 do Celpe-Bras constam do Edital do Inep nº 13/2015, publicado no Diário Oficial da União de 31 de julho último.

As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

(MEC)

Data: 03/08/2015