UFCG sedia encontro de capacitação de núcleos territoriais

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira, dia 17, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a capacitação de Núcleos Territoriais de Desenvolvimento Territorial (Nedets), realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece até a próxima quarta, dia 19, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus sede.

O coordenador-geral do Núcleo Multiterritorial de Extensão do Agreste Paraibano (Nextap), Márcio Caniello, ao dar boas vindas aos participantes, registrou a sintonia existente nas diretrizes impressas pelo  MDA. A Paraíba possui 14 núcleos e 60 agentes que participam da capacitação.

O nivelamento da abordagem territorial do desenvolvimento rural e a apresentação dos principais instrumentos implementados nas ações dos núcleos - direcionadas à gestão social e à inclusão sócio-produtiva - são as linhas centrais do curso, adiantou o coordenador da capacitação Ivanilson Guimarães. No foco, também, o apoio ao fortalecimento dos colegiados territoriais.

Parceria com o MDA

A parcerias com as universidades e institutos federais objetiva contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural e da articulação das políticas públicas integrantes da matriz do Programa Territórios da Cidadania, por meio da articulação institucional e operacional de Universidades Públicas Federais e Estaduais, dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, das instâncias de gestão social dos Territórios Rurais e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial.

(Ascom/UFCG - 17.08.2015)

Data: 17/08/2015