topo_cabecalho
Projetos de tecnologia da informação com a participação da UFCG são aprovados pelo MCTI

Dos cinco projetos aprovados na 3ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia, dois contam a participação da instituição.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou na última semana a lista com os projetos aprovados na 3ª  Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A chamada - uma parceria do MCTI com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Comissão Europeia - contemplará o aprimoramento da plataforma experimental Fibre2 (Pesquisa e Experimentação em Internet do Futuro, na sigla em inglês).

Das cinco propostas aprovadas, duas contam com a participação da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação da UFCG. Cada projeto reúne uma série de instituições do Brasil e da Europa. Ao todo, são 49 instituições, das quais 23 brasileiras e 26 europeias – 24 universidades, 17 empresas e oito centros de pesquisa. As instituilções brasileiras receberão ao todo R$ 22,1 milhões. Aproximadamente 7 milhões de euros serão destinados pela União Europeia  aos participantes europeus nos projetos, totalizando mais de R$ 44 milhões para fomento.

Os projetos que contarão com a participação da UFCG são da categoria Computação em Nuvem. A saber: (SECURECLOUD) Secure Big Data Processing in Untrusted Clouds e (EUBra-BIGSEA) Europe –Brazil Collaboration of BIG Data Scientific Research through Cloud-Centric Applications.

 

O SecureCloud  tem o objetivo de utilizar as mais novas tecnologias no estudo e na implementação de uma solução para prover confidencialidade, integridade e disponibilidade para aplicações que são executadas em ambientes de nuvem. Já objetivo do projeto EUBra -BIGSEA é criar uma cooperação internacional sustentável na área de serviços em nuvem para análise de Big Data. O projeto aproveita a experiência e conhecimento multidisciplinar dos parceiros do consórcio em computação em nuvem, análise de dados, segurança e serviços definidos por software para cumprir os objetivos da proposta. Além disso, o projeto ainda prevê a transferência de tecnologia para casos de uso real.

 

Confira aqui mais detalhes dos projetos selecionados.

 

(Ascom/UFCG - 19.08.2015)


Data: 19/08/2015