topo_cabecalho
MCTI abre processo de seleção para Direção do Insa

 

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início nesta segunda, dia 17 de agosto de 2015, ao processo de seleção para direção do Instituto Nacional do Semiárido  (Insa), que será realizado por um Comitê de Especialistas, nomeado pelo ministro Aldo Rebelo. Os candidatos interessados poderão enviar suas cartas de inscrição até o dia 16 de setembro de 2015.

 

A seleção, que dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro do MCTI, é realizada por um comitê de especialistas, que busca identificar, na comunidade científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas pela instituição.

 

Poderão se inscrever ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados, portadores de diploma de doutorado, que atendam aos requisitos básicos, como competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do Insa, visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País.

 

Também é esperado do candidato ou candidata a capacidade de tratar problemas políticos relacionados com a Unidade, experiência em cooperação nacional e internacional, motivação para enfrentar novos desafios e compromisso com a execução do Plano Diretor do Insa 2011-2015.

 

Comitê de Busca

 

De acordo com a Portaria nº 388 que instituiu o Comitê de Busca para auxiliar o Ministro na escolha da direção do Instituto, o Comitê para o Insa será formado por cinco membros: Professora Dra. Helena Bonciani Nader, presidente do Comitê de Especialistas e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e os doutores  Jorge Almeida Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Avílio Antônio Franco,  da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)  e Romero Marinho de Moura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Inscrições

 

As cartas de inscrição devem ser enviadas pelos Correios e por via eletrônica para a Dra. Helena Bonciani Nader, presidente do Comitê de Busca para o Insa,  no endereço Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Bioquímica, Rua 3 de Maio, 100 – 4 º Andar, Vila Clementino, São Paulo – SP, CEP 04.044-020, e para o e-mail presidencia@sbpcnet.org.br, acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro para o Insa, bem como a aderência do seu projeto de gestão ao Plano Diretor 2011-2015.

 

O processo seletivo inclui, além do exame de curriculum vitae, uma apresentação pública do Plano de Gestão e Visão de Futuro para o Insa e uma entrevista oral dos candidatos, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo Comitê.

 

Acesse o edital da seleção: http://www.insa.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/Edital-Diretor-do-Insa.pdf

 

Acesse a publicação da seleção no DOU: http://www.insa.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/Publica%C3%A7%C3%A3o-no-Dou.pdf

 

O Plano Diretor da Unidade está disponível em: http://www.insa.gov.br/wp-content/themes/insa_theme/documentos/pdu-2012-2015.pdf

 

(Ascom Insa)


Data: 20/08/2015