13ª FETECh será lançada na próxima segunda

A cerimônia de lançamento ocorrerá às 19h, no Museu Assis Chateaubriand

No próxima segunda-feira,  dia 24 de agosto, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Fundação PaqTcPB, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/PB e as Universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande - UEPB e UFCG, respectivamente - vão lançar a 13ªFETECh - Feira de Tecnologia de Campina Grande. A cerimônia de lançamento ocorrerá às 19h, no Museu Assis Chateaubriand - MAC/UEPB, localizado na Rua João Lélis, no bairro do Catolé.

Em sua 13ª versão, a FETECh traz o tema "Inovação Colaborativa e Sustentável" e firme em seu propósito articulador  vai promover o I Congresso de Inovação, Ciências Ambientais e Sustentabilidade com o intuito de estabelecer conexões e estreitar parcerias entre a academia, empresas e sociedade.

Retomada em 2012, após um intervalo de 16 anos "a FETECh veio para continuar e ficar. É um marco da cidade e ela deve permanecer", é o que garantiu a  Diretora Geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Procópio Garcia, após comprovar a satisfação dos campinenses com o seu retorno em novembro do ano passado.

Nesta edição, uma parceria firmada entre a Fundação PaqTcPB e a Universidade Estadual da Paraíba vai possibilitar  que a 13ª FETECh seja realizada no Centro de Integração Acadêmica da UEPB.

Um breve histórico – Criada em 1988, a FETEC  demonstrou ser um sucesso desde sua primeira realização. À época, reunindo parceiros como SEBRAE, Governo do Estado e Prefeitura de Campina Grande a Feira foi realizada, pela primeira vez, sob a Pirâmide do Parque do Povo. Tal sucesso fez com que, nos anos seguintes, a FETEC fosse realizada no Spazzio e fosse ampliada através de eventos paralelos como FETEC JOVEM e FETEC NA RUA. À época de sua realização, cerca de oitenta estandes e mais de duzentos expositores compunham a principal vitrine de conhecimento do país.

É inegável a sua importância para que Campina Grande se tornasse um celeiro de conhecimento, amplamente divulgado e reconhecido, nacional e internacionalmente. Assim sendo, ao longo dos doze anos que foi realizada, a FETEC fortaleceu e consolidou as características mais fortes de Campina Grande: o pioneirismo e inovação. Muitas das iniciativas que hoje repercutem e beneficiam a sociedade brasileira tiveram suas sementes plantadas em solo campinense. Um exemplo disso ocorreu na FETEC 92, quando a sociedade campinense teve acesso à Internet pela primeira vez. Em função disso, os técnicos, liderados pelo professor Nicolletti, montaram a pequena rede e realizaram a conexão com o ponto de Internet mais próximo, que era o do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), que por sua vez foi ligado a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Os dados foram transmitidos em uma velocidade de 19,2 Kbps. Outros exemplos são a ideia de incubação de empresas e o Programa de Saúde da Família (PSF), importado de Cuba, presente em todos os Estados da Federação ratificam o fato. E foi Campina Grande uma das primeiras cidades a instalar tais modalidades de serviços.

A FETEC representou uma permanente aprendizagem, um movimento que provocou a terceirização e introdução de pequenas empresas no mercado local além de movimentar a economia da cidade através dos serviços e aquecimento da indústria hoteleira. Ao longo da realização de suas doze versões, a FETEC se transformou, simbolicamente, não apenas como vitrine, mas como um evento que projetou Campina Grande como um polo de C&T promissor e buscou contribuir para uma sociedade mais justa e participativa.

Atualmente, mais vigorosa e repaginada, a FETECh se constitui como uma ferramenta bastante eficaz para cumprir seu papel articulador de antecipar tendências, promover parcerias e estabelecer conexões consoantes com as demandas de seu tempo.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DA 13ª FETECh
DATA: 24 de agosto de 2015
HORA: 19h
LOCAL: Museu Assis Chateaubriand - MAC - Rua João Lélis, N° 581, Catolé.
CEP: 58410-140 - Campina Grande - PB

(Ascom PaqTcPB)