Japão oferece bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros

Programa é oferecido pela Fundação Matsumae. Inscrições terminam na próxima segunda-feira

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo oferecido pela Fundação Matsumae, no Japão. A oportunidade é voltada a profissionais brasileiros que desejam atuar no país a partir de 2016. Os interessados podem se candidatar até o dia 31 de agosto de 2015.

Para se inscrever, os candidatos devem, primeiramente, preencher o formulário disponível para download no site da fundação. Em seguida, eles devem enviá-lo junto à documentação requerida certificando-se de que todos os arquivos devem estar em tamanho A4. Confira a lista completa de documentos no edital oficial do programa.

Entre os pré-requisitos para a participação estão a obtenção de um diploma de doutorado por parte do candidato, que deve ter até 49 anos de idade no momento da aplicação. O conhecimento da língua inglesa ou japonesa também é necessário, assim como estar empregado no país de origem.

As bolsas oferecem um auxílio financeiro para pesquisa e hospedagem no país, além de seguro saúde, passagem aérea e auxílio para cobrir as despesas de viagem durante a chegada ao Japão. A duração do programa varia de 3 a 6 meses. Os selecionados poderão escolher em qual instituição de ensino japonesa irão desenvolver a sua pesquisa. Contudo, é preciso obter uma autorização do local, verificando-a antes de fazer a inscrição.

(Universia)

Data: 28/08/2015