Alunos da UFCG têm artigos premiados em evento internacional

Simpósio Internacional de Engenharia de Alta Tensão aconteceu de 23 a 28 de agosto na República Tcheca

Os alunos Camila Guedes e Jalberth Fernandes, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foram premiados na categoria de melhores artigos apresentados por estudantes no 19º International Symposium on High Voltage Engineering, realizado de 23 a 28 de agosto na cidade de Pilsen, na República Tcheca.

O trabalho Classification of the polymeric insulators degradation conditions by UV radiation levels (corona) and fuzzy logic, apresentado por Camila Guedes, trata-se de uma técnica de classificação de isoladores poliméricos que possibilitem a indicação do seu estado de degradação em operação, de modo a se determinar o momento mais adequado para realização de trocas dos isoladores com defeitos e, consequentemente, contribuir para o aumento da confiabilidade das linhas de transmissão. Já a pesquisa de Jalberth Fernandes, intitulada Using of von mises criterion to determine the failure proximity and dynamic deformation analysis on transformers windings, estuda os esforços eletromecânicos nos enrolamentos dos transformadores quando ocorre um curto circuito. O trabalho permite conhecer as condições internas dos enrolamentos dos transformadores evitando grandes prejuízos para as empresas do setor elétrico. A queima de um transformador de grande porte, pode ocasionar perdas de até dezenas de milhões de reais para as empresas, além da possibilidade de falta de energia. Como premiação, os alunos receberam uma comenda e 300 euros.

Além dos dois artigos premiados, mais 11 artigos foram apresentados no evento pela delegação do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG, que contou com a participação dos professores Edson Guedes, George Lira e Tarso Vilela. “Dos 19 artigos brasileiros aceitos no evento, 13 eram do LAT. Ao todo, foram publicados 600 artigos no evento e apenas 20 foram premiados”, destacou o professor Edson Guedes.

Visita Técnica

A delegação do LAT participou ainda de uma visita técnica na Lapp Isoladores, empresa alemã que se destaca na fabricação de Isoladores de porcelana e poliméricos e  buchas para sistemas de transmissão em alta e extra alta tensão, sendo um dos principais fabricantes dos equipamentos no mundo.

“Na visita foi possível acompanhar todo o processo de fabricação desde a armazenagem da matéria prima até os ensaios elétricos de rotina. Também ocorreram seminários e apresentações técnicas das equipes da Lapp e da UFCG, onde se buscou parcerias ou cooperações técnicas para futuros trabalhos de pesquisa e desenvolvimento”, explicou o professor.

(Ascom/UFCG - 02.09.2015)

Data: 02/09/2015