Projeto Olímpico de Programação da UFCG promove curso para competidores

O Projeto Olímpico de Programação, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está promovendo até o dia 24 deste mês, o V Curso Avançado de Programação, destinado aos participantes das competições de programação. A capacitação está sendo  ministrada por Mikhail Levin.

O curso é  igual ao organizado pela Escola de Verão: Maratona de Programação promovido anualmente pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para as equipes brasileiras que vão participar da fase final da competição anual de programação entre universidades do mundo todo, a ACM International Collegiate Programming Contest (ACM/ICPC).

Este curso é uma das principais atividades do projeto olímpico e vem sendo organizado pela UFCG há cinco anos. Em 2011, o curso foi ministrado por Pablo Heiber, Walter Erquinigo em 2012, Fidel Schaposnik em 2013 e Egor Kulikov em 2014.

Sobre Mikhail Levin

O Instrutor do curso, Mikhail Levin, é Russo, se formou na Moscow State University, participou de duas finais mundiais da competição de programação mais importante do mundo (ACM/ICPC) em 2007 e 2008 obtendo a medalha de bronze e prata, respectivamente. Entre 2009 e 2012 foi treinador de alguns times russos e conquistou a medalha de ouro, em 2012, na final mundial da ACM/ICPC. Michael trabalhou no Google em Moscow entre 2007 e 2009. Atualmente ele é cientista chefe na empresa Yandex Data Factory.

O projeto olímpico

O Projeto Olímpico de Programação da UFCG, foi desenvolvido e é coordenado pelo professor Rohit Gheyi desde 2008 e consiste na organização de duas atividades principais: olimpíadas de programação e cursos de capacitação. Desde então, mais de 200 alunos do ensino fundamental ao superior de Campina Grande, João Pessoa e Guarabira já foram capacitados. Alguns destes alunos ingressaram na UFCG, e uma parte deles inclusive já foram absorvidos por grandes empresas como Google, Facebook, e Microsoft.

Além disso, o projeto olímpico organiza a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), que visa despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. A olimpíada pretende motivar, preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira (OBI), a Internacional de Informática (IOI), e a competição ACM/ICPC). A Olimpíada Paraibana de Informática foi pioneira em nível estadual em realizar competições para alunos do ensino fundamental ao superior e na organização de uma categoria exclusiva para alunos de escolas públicas, e para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

(Carlos Leão - Assessor do Projeto Olímpico de Programação/UFCG)

Data: 22/09/2015