Seminário debate os motivos e soluções da evasão do Ensino Superior no Brasil

Oscar Hipólito, reitor da Universidade Anhembi Morumbi, vai debater assunto no II Seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro

A II edição do Seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro acontecerá em Brasília no dia 21 de outubro. O projeto é organizado pela Universia Brasil, com apoio do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), e conta com a curadoria do professor Oscar Hipólito, Reitor da Universidade Anhembi Morumbi e Vice-Presidente Acadêmico da Laureate Brasil.

Em entrevista, o professor afirmou que “a evasão não tem uma única causa, o que torna o problema complexo e difícil de ser atacado”. Hipólito nomeou algumas das justificativas que podem ser usadas pelos alunos evadidos. São elas:

Escolha do curso errado

Entrar na universidade muito novo

Estrutura curricular mal colocada

Disciplinas que os alunos não costumam gostar logo no primeiro semestre do curso

Relacionamento entre alunos e professores

Frustração de expectativas

Problemas financeiros

Manutenção do campus

Atendimento que os alunos recebem da universidade

Não conseguir conciliar o estudo com o trabalho

Independentemente do motivo, o reitor acredita que “a evasão é uma ruptura. De repente o aluno não quer mais estar ali”. Além disso, é um problema que deixa uma marca muito negativa para a instituição: “ninguém deixa uma universidade falando bem dela. Isso se propaga e a imagem fica muito comprometida”, contou.

Hipólito acredita que a evasão é uma realidade que não pode ficar restrita a pontos focais. “O problema é da instituição e não está relacionado a uma questão específica. Por isso, é preciso envolvê-la como um todo, ou seja, todos devem participar da mudança”.

Inscrições online: http://centrodedesarrollo.universia.net/BRASILIA/pt/cuota.jsp

(Universia)

Data: 29/09/2015