Inaugurada sede da Praça das Profissões na UFCG

Solenidade aconteceu na manhã desta quarta, dia 30

A universidade carece de ações que a aproxime mais dos ensinos fundamental e médio, afirmou o reitor Edilson Amorim, na manhã desta quarta-feira, dia 30, durante a solenidade de inauguração da sede do projeto Praça das Profissões da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O dirigente considerou que as ações daquele equipamento (Praça) também serão fundamentais para aproximação, de uma forma mais clara, num diálogo que aumenta a responsabilidade da instituição com seus futuros estudantes.

A Praça das Profissões, coordenada pelo professor Raimundo Nonato Calazans, funcionará numa área de 600m², localizada próximo à Biblioteca Central. A instalação tem capacidade de receber 100 alunos diariamente e é composta de biblioteca, laboratórios e área de exposição de trabalhos, destinada à divulgação de produtos e tecnologias desenvolvidas nos cursos da UFCG, além de sala de manutenção, balcão de atendimento e hall de entrada, almoxarifado, banheiros masculinos e femininos, copa e praça externa. As instalações físicas custaram mais de R$ 400 mil, com recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O espaço proporcionará, entre outros benefícios, intercâmbio de experiências entre alunos e professores da UFCG e das escolas participantes, de modo a ampliar o conhecimento e interesse dos alunos do Ensino Médio pelos cursos da universidade.

A coordenação e o comitê gestor, que será composto por representantes de cada centro de ensino, elaborarão as normas para cadastramento e visita das escolas. Enquanto isso, o projeto visitará as escolas apresentando o projeto. Segundo o coordenador, a rotina de visitas será implantada no início do ano letivo de 2016.

Inicialmente intitulado de Praça das Engenharias, o Projeto Praça das Profissões, que até então era apenas itinerante e só englobava os cursos tecnológicos, agora abrange todos os cursos dos Centros de Ensino da UFCG.

(Ascom/UFCG - 30.09.2015)

Data: 30/09/2015