topo_cabecalho
Mudança no papel do professor na universidade será tema de seminário

Evento organizado pela Universia Brasil tem como objetivo discutir a nova relação entre docentes e alunos no processo de aprendizagem.

 

A era digital está mudando o mundo e a educação também. Com alunos cada vez mais familiarizados com a tecnologia e expostos, diariamente, a uma quantidade imensurável de informações, é essencial que a universidade e o docente revejam seus papéis no processo de aprendizado dessa nova geração de estudantes.

 

É sobre essa realidade que o Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães, falará no seminário “A Mudança da Cultura Docente e o Papel do Professor na Universidade Contemporânea”, que vai acontecer no dia 4 de novembro, na Torre Santander, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Universia Brasil, com apoio do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras).

 

Para o reitor, os professores e gestores educacionais que participarem do seminário terão a oportunidade de vivenciar uma profunda reflexão sobre o papel ativo que o aluno tem, atualmente, dentro do processo de ensino e aprendizagem. “Nós queremos propor uma mudança de postura para o docente, de modo que ele acompanhe este novo contexto e não vire apenas um transmissor de informações”, explica.

 

Segundo Guimarães, o professor continuará sendo a autoridade máxima em sala de aula, mas terá que utilizar metodologias mais dinâmicas e também manter-se sempre atualizado, já que novidades acontecem a toda instante. “O docente terá que levar para as aulas questões reais da vida cotidiana, para que o aluno possa se apropriar da teoria apresentada e ter capacidade de refletir sobre o problema”, afirma o reitor.

 

Para ele, essa mudança poderá aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem como um todo, além de proporcionar um maior aproveitamento do estudante. “O professor tem que estar muito preparado em relação a metodologias mais ativas e aberto a novas tecnologias. Mas, acima de tudo, ele deverá se preocupar em levar o aluno a aprender”, diz Guimarães.


Além da participação do reitor Benedito Guimarães, o evento também contará com a presença do professor doutor Miquel Martinez, da Universidad de Barcelona. O especialista discutirá sobre a atividade de lecionar desde o tablado até as tarefas em classe.

 

SERVIÇO:

O que: A Mudança da Cultura Docente e o Papel do Professor na Universidade Contemporânea

Duração: 4 horas

Quando: 4 de novembro de 2015

Onde: 4º subsolo, Torre Santander (Av. Juscelino Kubitschek, 2235, 4º andar, Vila Olímpia, São Paulo)

Inscrições online:http://centrodedesarrollo.universia.net/SAOPAULO_2/pt/cuota.jsp

(Universia)


Data: 07/10/2015