Livro sobre cinema e educação será lançado nesta quinta na UFCG

Lançamento acontece dentro da programação do III De Repente Beat, em Sumé

Dentro da programação do III De Repente Beat será lançado o livro Ao Mestre, Com Carinho - Cinema e Educação, às 19h30min desta quinta-feira, 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor. A apresentação da obra será feita pelo professor Márcio de Matos Caniello, do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Ao Mestre, com Carinho é um livro que promove o encontro da arte cinematográfica com o debate acerca da educação. Indicado não apenas a cinéfilos e a educadores, mas também à comunidade interessada no diálogo sobre Educação e Cinema, este volume em vinte ensaios traz reflexões relevantes sobre o tema em apreço, a partir de uma seleção eclética de películas sob o olhar de autores de diversas áreas de formação acadêmica, favorecendo, assim, uma perspectiva plural sobre questões que envolvem a profissão docente.

Temáticas como: identidade, formação, moral, doenças que afetam a categoria, relação professor-aluno, metodologias de ensino, entre outras, estão aqui retratadas em diferentes filmes, produzidos em diferentes períodos históricos. O livro é um convite ao leitor para ser protagonista desta trama instigante.

O livro tem como organizadores os professores Rozenval de Almeida e Sousa (CDSA/UFCG) e Napoleão dos Santos Queiroz (NEIAP/UFS). Também participam do livro os professores do CDSA Valéria Andrade, Mônica Martins e Erivan Silva.

Os organizadores

Napoleão dos Santos Queiroz: Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e Doutor em Administração pelo NPGA da Universidade Federal da Bahia. Professor Associado IV do Departamento de Administrção da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Núcleo de Estudo Interdisciplinares em Administração Pública (NEIAP/UFS).

Rozenval de Almeida e Sousa: Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco; é professor de Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande. Nesta instituição, é coordenador da Área de Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); é coorganizador e coautor, pela EDUFCG, dos livros Sociologia para o Ensino Médio: conteúdos e metodologias e PIBID: memórias de iniciação à docência.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 14/10/2015