Alunos da UFCG participam de competição de AeroDesign em São Paulo

Evento começou nesta quinta, dia 29 de outubro, e segue até domingo, dia 1º de Novembro, em São José dos Campos

Alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam da 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que começou nesta quinta, dia 29 de outubro, e segue até domingo, dia 1º de novembro. A competição, que está sendo realizada no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, São Paulo, servirá de seletiva para o Mundial em 2016 nos Estados Unidos (EUA).

Participam da competição 95 equipes, sendo 89 do Brasil, cinco da Venezuela e uma do México, somando cerca de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – de 71 instituições de ensino superior do Brasil e exterior. Para participar da competição, as equipes, devem projetar e construir aviões radiocontrolados segundo o regulamento da SAE BRASIL.

Participantes da UFCG

As 89 equipes brasileiras inscritas representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. A Paraíba participará com duas equipes, todas da UFCG. Uma na classe Regular e outra na classe Micro. Essa será a 7ª vez que a equipe da UFCG, formada pelo projeto Parahyasas, participará da competição.

Classes

Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.

Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.

Provas

As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA.

Parahyasas

A ideia de formar a Equipe ParahyAsas de Aerodesign na UFCG surgiu entre alunos e o professor Raimundo Nonato Calazans em 2003, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto de desenvolvimento de uma aeronave em escala reduzida. Atualmente, a equipe é composta por 27 alunos de graduação e pós-graduação, dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Administração e Desenho Industrial.

(Klauber Canuto - estagiário Ascom/UFCG - 29.10.2015)

Data: 29/10/2015