Encontro reunirá em Campina Grande Catadores de Materiais Recicláveis

Evento contará com a participação de catadores de 21 municípios paraibanos

O Encontro Estadual de Catadores e Catadores da Paraíba acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, nesta sexta-feira e sábado, no Centro de Formação de Educadores no Bairro das Malvinas em Campina Grande - PB. O objetivo do evento é fomentar o protagonismo dos catadores e catadoras na construção de políticas públicas locais, além de fortalecer a organização política desses trabalhadores e trabalhadoras no estado da Paraíba.

O evento contará com a participação de 150 catadores e catadoras e 50 assessores técnicos e gestores públicos, representando 21 municípios paraibanos. Três representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) dos estados da São Paulo, Bahia e Ceará também estarão presentes, com o intuito de falar sobre as experiências em redes de cooperação, organização política de catadores e contratação dos catadores pelo serviço de coleta seletiva por parte das prefeituras dos municípios.

No primeiro dia, será realizada a mesa temática De Catador/a para Catador/a: níveis de organização do trabalho. Haverá ainda grupos de trabalhos e apresentação de experiências. No segundo dia será constituída a Comissão Estadual do MNCR.

O Encontro é uma realização de um conjunto de assessorias que realizam trabalho com catadores no Estado da Paraíba, sendo elas: Cáritas Brasileira regional Nordeste 2; Cooperativa Cata – Agreste; CATAFORTE - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias; Rede CATA-PB – Comercialização Solidária; Centro de Ação Cultural – Centrac; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Projeto Cooperar para Melhor Coletar; Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba  - GGEA/UEPB; Incubadora de Empreendimentos Solidários – Incubes/UFPB; Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Campina Grande - IUEES/ UFCG; Projetos Ações Integradas de Economia Solidária; Pró- Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX- Programa de Pesquisa e Extensão-Mobilização Social em Saneamento Ambiental-Instrumentos Práticos e Teóricos de Educação Ambiental; Rede Lixo e Cidadania; Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR; Governo do Estado da Paraíba; Fundação Banco do Brasil e Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES e Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

Programação:

30/10 sexta-feira
8h - Credenciamento e café da manhã
8h30 - Mesa de abertura: Representante do Governo do Estado, SENAES, MNCR, MNCR PB, SESAES, Rede Lixo e Cidadania.
9h30 - Mesa temática: De Catador (a) para Catador(a): níveis de organização do trabalho.
11h - Debate
12h - Almoço
13h30 - Grupos de Trabalho - apresentação de experiências:
1 - Participação de Catadores(as) na construção de políticas públicas para inclusão socioeconômica | 2 - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e a organização política dos(as) catadores(as) | 3 - Comercialização e Tributação em Empreendimentos Econômicos Solidários de Catadores (as) | 4 - Organização e Atuação em redes | 5 - Contratação dos Empreendimentos de catadores(as) por serviços prestados.
15h30 - Lanche
16h - Plenária com apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho.
18h - Jantar
19h - Noite Cultural

31/10 sábado

8h às 12h – Formação da comissão estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis na Paraíba e planejamento.

(Ascom do evento)

Data: 29/10/2015